• Dezembro 29, 2020

CHTS iniciou vacinação para COVID-19 a profissionais de saúde

CHTS iniciou vacinação para COVID-19 a profissionais de saúde
Alberto Silva foi o primeiro a ser vacinado no Hospital Padre Américo 

Os profissionais de saúde do Centro Hospital do Tâmega e Sousa (CHTS) começaram esta manhã a ser vacinados contra a COVID-19.
As primeiras 600 doses recebidas pelo CHTS vão ser administradas ao longo de três dias nos Hospitais de Penafiel e Amarante.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, disse tratar-se de “uma luz de esperança para 2021, após um ano tormentoso, particularmente no CHTS que sofreu uma pressão enorme nesta segunda vaga. No entanto, mesmo com a vacina, ainda não se pode baixar a guarda”.

Alberto Silva, médico do Serviço de Urgência, foi o primeiro a ser vacinado no Hospital Padre Américo e, visivelmente emocionado, recordou os momentos difíceis vividos que, “mesmo com 42 anos de médico, marcam”. Sobre a vacina, assumiu, “não ter qualquer receio”, pois significa “esperança, uma luz ao fundo túnel e, se Deus quiser, o princípio do fim desta pandemia”.

Olímpia Cunha foi a primeira a receber a vacina no Hospital São Gonçalo, em Amarante.


No Hospital de São Gonçalo, a primeira a receber a vacina foi Olímpia Cunha, médica do Serviço de Medicina Interna.
Também não teve receio em ser vacinada, ainda que se trate de uma vacina nova. “Temos que ter confiança, temos que debelar esta pandemia e a única forma de nos protegermos e criar imunidade de grupo é através da vacinação”, frisou, citada na mesma nota.

Até ao final da manhã, foram vacinados 110 profissionais em Penafiel e 40 em Amarante.

A campanha de vacinação COVID-19 está ser organizada pelo Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho do CHTS, tendo sido mobilizados profissionais de vários serviços para administrar as vacinas e dar apoio à área de recobro.