• Março 20, 2020

Centros de Saúde de Paredes e Rebordosa equipados com unidades de avaliação de doentes COVID-19

Centros de Saúde de Paredes e Rebordosa equipados com unidades de avaliação de doentes COVID-19

A partir da próxima segunda-feira, 23 março, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai ter em funcionamento unidades específicas para avaliação e tratamento de doentes suspeitos de COVID-19 nos Centros de Saúde de Paredes e de Rebordosa.

Em nota de imprensa, a câmara municipal de Paredes explica que “as áreas dedicadas ao COVID-19 visam atender os doentes suspeitos de COVID-19 para evitarem o contacto com outros utentes”.

O município de Paredes colaborou com a ARS Norte na colocação de duas tendas no exterior do Centro de Saúde de Paredes, disponibilizadas pelo Exército Português, pela Cruz Vermelha – Delegação de Sobreira e OCDP – Obra de Caridade ao Doente e ao Paralítico, estando, ainda, de reserva uma tenda da Delegação de Vilela, da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Centro de Saúde de Rebordosa terá disponível para os utentes a entrada lateral (junto à A CELER).

As medidas são tomadas, atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, a 30 de janeiro de 2020, e à classificação pela Organização Mundial de Saúde da doença COVID-19 como pandemia, a 11 de março de 2020, recorda a autarquia.

“É necessário adotar os procedimentos que, de forma responsável e proporcional à evolução das fases de propagação desta pandemia, salvaguardem a manutenção da saúde pública, na defesa dos riscos potenciais e comprovados, segundo elevados critérios científicos e sociais, e no respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos”, acrescenta.