Câmara vai substituir mais de 14 mil luminárias públicas por LED

Publicado em Publicado por: O Paredense

A câmara municipal de Paredes vai substituir mais de 14 mil lâmpadas públicas no concelho por tecnologia LED.  O ajuste direto para a celebração do contrato de eficiência energética já foi aprovado em reunião do executivo e na Assembleia Municipal.

O objetivo é melhorar a eficiência energética da rede pública do concelho e reduzir o custo da fatura com o consumo de energia.

O contrato tem a duração de 12 anos e o investimento global será de 6.742.301 euros (mais IVA). Ao todo serão substituídas 14.406 luminárias convencionais por LED em todas as freguesias do concelho, à exceção de Rebordosa e Lordelo, onde uma boa parte das luminárias já são LED’s e a iluminação é gerida por cooperativas de eletrificação.

Segundo a autarquia, a poupança anual deverá rondar os 875 mil euros, que será repartida entre a empresa e o município.

O contrato com a empresa I-SETE Inovação, Soluções Económicas, Tecnologias e Ecológicas S.A., e a Weltsmart – Energy Solutions começou a ser negociado em 2017, mas só avançou agora após um processo de renegociação. Segundo o presidente da câmara este processo permitiu aumentar a poupança a obter pela câmara de 28% para 32,5%.

A notícia completa na edição em papel de 8 de abril de 2021 ou na edição online.