Câmara e Misericórdia apresentam projeto de integração da comunidade cigana de Paredes

Publicado em Publicado por: O Paredense

Promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade cigana de Paredes é o principal objetivo do projeto (Pa)redes de inclusão, desenvolvido pela câmara de Paredes e a Misericórdia, que pretende quebrar barreiras e estereótipos, complementando o processo de realojamento previsto para esta comunidade.

A iniciativa prevê a realização de várias ações de intervenção social junto da comunidade no sentido de adquirir competências nas áreas da saúde, educação, habitação e procura de emprego.

Na apresentação do projeto, a vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles, disse que tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de proximidade com a comunidade cigana, com visitas regulares ao acampamento, e de inclusão através da arte, de que foi exemplo o projeto “Holograma” da Casa da Música e da Área Metropolitana do Porto.

“Nem sempre a comunidade recebe muito bem a ideia de que a comunidade cigana tem de ser integrada em habitação social como outra família qualquer. Neste momento, temos muitas famílias a passar necessidades habitacionais no concelho e os 86 elementos da comunidade cigana que estão este acampamento tem essa necessidade”, frisou a autarca(…)

A notícia completa na edição de 18 de novembro de 2021.