- Julho 14, 2022
Câmara de Paredes vai distinguir 12 personalidades no feriado municipal

Mais uma vez, o feriado do concelho de Paredes vai ser assinalado, na próxima segunda-feira, 18 de julho, com o reconhecimento e homenagem a personalidades e empresas do concelho.
Este ano serão atribuídas 12 Medalhas de Ouro do Município em áreas como educação, cultura, desporto e saúde.
Na área do ensino será distinguido José Pedro Teixeira, aluno de Vilela, pelo mérito académico, empenho e dedicação às atividades extracurriculares, pela vitória em dois anos consecutivos do projeto “Nós Propomos” e pela participação no Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, enquanto representante do distrito do Porto na Fase Nacional do projeto.
José Teixeira vai estar a representar todos os alunos de mérito do concelho, a quem o município quer prestar um reconhecimento.
Serão também homenageados, na área da educação e investigação científica, Manuel Fernando Moreira da Silva, docente do ensino superior e Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP) e José Alexandre da Silva Pinto, Presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Na área empresarial, este ano serão distinguidas as empresas Pint’Art Fotografia, que venceu a Medalha de Prata na categoria de casamentos num concurso internacional, atribuída pela Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais; a Cácio, empresa de mobiliário com mais de 50 anos de história no ramo; a ELA, empresa de Parada de Todeia que é “uma referência na área dos vinhos”; e Joaquim Santos Tomás e Filhos, Lda, que comercializa madeiras e produtos derivados.
No desporto serão homenageados Carlos Ramos, atleta de hóquei em patins, natural da Sobreira, que já conquistou cinco campeonatos nacionais em diferentes escalões, foi campeão do mundo de sub20 pela seleção nacional e vice-campeão europeu em 2016 e também a atleta lordelense Leonor Costa que soma vários títulos regionais, nacionais e internacionais no kickboxing, destacando-se o titulo de campeã nacional de kickboxing -56kg.
Há ainda uma medalha para António Pedro Silva, atual presidente do União Sport Clube de Paredes, “um dos obreiros da subida à Liga 3 da equipa sénior de futebol e da conquista do título de campeão do Campeonato de Portugal 2021/2022 e também da subida à II Divisão Nacional da equipa principal de hóquei em patins”.
Na cultura será distinguido a título póstumo José Corrêa Pacheco, um dos responsáveis pela “Monografia de Paredes” cujo trabalho já tinha sido reconhecido pelo município em 1933, com a atribuição do título de Cidadão Benemérito.
Na área da saúde será homenageado Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) “pelo trabalho de proximidade aos concelhos e às populações abrangidas pela unidade de saúde e pelo empenho que denotou no combate à pandemia Covid-19”.
O nome de Calos Alberto Silva foi o único que não foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo, com os vereadores do PSD a votarem contra a proposta.