• Março 11, 2023

“Café Literário” festejou 5.º aniversário com lançamento de mais uma “Orpheu Paredes”

“Café Literário” festejou 5.º aniversário com lançamento de mais uma “Orpheu Paredes”

Belmiro Belém de Sousa recebeu o Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva. 

A Câmara Municipal de Paredes assinalou o quinto aniversário do “Café Literário”, na sexta-feira, dia 3, na Biblioteca Municipal. Na cerimónia, foi ainda apresentada a quinta edição da Revista Cultural “Orpheu Paredes”, uma publicação lançada pelo pelouro da Cultura da autarquia, com periodicidade anual e que aborda diversas áreas, tais como história, património, poesia, arte e reflexão cultural, política e social.

Citado em nota da autarquia, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, destacou que a celebração destas duas iniciativas culturais “são razões mais do que suficientes para afirmarmos que temos vindo a consolidar o trabalho desenvolvido na promoção da cultura e cativação de diferentes públicos, no concelho e na região.” “O investimento em projetos culturais e em infraestruturas é uma aposta do município para continuar”, acrescentou.

“Café Literário” é um projeto que “acolhe várias visões criativas e pontos de vista, com o objetivo de divulgar artistas, divulgar o concelho e criar públicos e hábitos de leitura”, sustentou, citada no mesmo documento, Beatriz Meireles, vereadora da Cultura, coordenadora da “Orpheu Paredes” e moderadora das sessões do “Café Literário”, que acontecem “na primeira sexta-feira do mês”, na Biblioteca Municipal, com um escritor a partilhar o seu percurso e obra.

Saliente-se que, a edição de 2023 da “Orpheu Paredes” conta, entre outras, com a participação de personalidades das artes e das letras, nomeadamente, Agostinho Santos, Aires Montenegro, Emerenciano, Henrique Silva, Nassalete Miranda, Nuno F. Silva e Valter Hugo Mãe. 

A edição deste ano da revista será ainda apresentada na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, no dia 11 de março, pelas 15h00.

Refira-se que a comemoração do aniversário do “Café Literário” encerrou com a entrega do Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva a Belmiro Belém de Sousa, no valor de 250 euros.