- Junho 2, 2022
Bombeiros de Paredes reforçam quadro ativo com 14 novos elementos
É no próximo domingo, 5 junho, que os Bombeiros de Paredes vão dar as boas-vindas a 14 novos elementos que terminaram a formação na Escola de Infantes e Cadetes e vão integrar o quadro ativo da corporação.
O juramento de bandeira dos novos elementos acontece durante as comemorações do 138.º aniversário da instituição. A data será também assinalada com condecorações internas e a entrega de um Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses.
O presidente da direção dos bombeiros de Paredes, Carlos Silva, destaca a importância destes novos elementos para a corporação, que passa a ter um quadro ativo com 78 elementos, 50 masculinos e 28 femininos. “É sinal de que a escola de infante e cadetes tem feito o seu trabalho e consegue manter alguns dos jovens até ao momento em que passam a integrar o quadro ativo” sustenta o responsável, garantindo que, praticamente todos os anos, saem da escola de infantes e cadetes novos bombeiros que vêm compensar a saída de alguns elementos da corporação.
Durante as cerimónias do 138.º aniversário serão também inauguradas as obras de requalificação da camarata feminina do quartel e homenageados três bombeiros da corporação, com um Crachá de Ouro de serviços distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses e duas medalhas de serviços distintos grau cobre. Serão também distinguidos os dirigentes com mais de 20 anos de serviço na instituição.
A sessão solene contará com a presença de representantes da câmara municipal de Paredes e do comandante distrital do CODIS.
Para o presidente Carlos Silva, “é importante continuar a honrar o passado e os fundadores da associação” e encarar os desafios atuais, que se prendem sobretudo com “a crise energética e o aumento dos preços dos combustíveis, que têm grande impacto nas contas das corporações”.
Este ano foram concluídas as obras na camarata feminina e no depósito de água e o próximo objetivo será avançar com a requalificação da central. A instituição está também a preparar uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da eficiência energética, para substituir a caixilharia e instalar painéis solares no quartel.
A renovação do parque automóvel também será uma prioridade da direção, sendo que este ano foram também adquiridas duas novas ambulâncias.
A instituição conta atualmente com 25 viaturas ao serviço e quatro viaturas de museu.