- Maio 19, 2023
Autarcas pretendem mais uma equipa de sapadores dedicada ao Parque das Serras do Porto
Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas esteve em Paredes, na terça-feira.
“Os incêndios são o nosso maior problema em termos florestais e vamos também aqui, precisamente nas Serras do Porto, instalar a faixa de interrupção de combustível de primeira ordem, que tem financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”, informou João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas.
O governante falava aos jornalistas aquando uma visita à Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto, na terça-feira, dia 16, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.
“Vamos pela primeira vez, também, pagar uma servidão administrativa ao proprietário privado, à perpetuidade, para poder instalar esta faixa de interrupção de combustível de primeira ordem que será feita nas Serras do Porto, que obviamente nos ajudará depois a proteger este património”, acrescentou. “Para além disso, temos também as equipas de sapadores”, continuou.
Durante a visita, que contou com a presença do presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto e autarca de Paredes, Alexandre Almeida, bem como dos presidentes da Câmara de Gondomar, Marco Martins, e de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza, foi dada nota ao governante da pretensão de mais uma equipa de sapadores dedicada ao Parque das Serras do Porto.
A notícia completa na edição de 18 de maio de 2023