Aulas à distância regressam na segunda-feira

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: DR.

O ensino à distância vai regressar a 8 de fevereiro, à semelhança do que já aconteceu no primeiro confinamento. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação e pela Ministra do Estado e da Presidência na semana passada, apos a reunião do Conselho de Ministros onde foram decididas algumas das medidas no novo Estado de Emergência que vigorará até 14 de fevereiro.

As medidas aplicam-se a todos os graus e tipo de ensino, incluindo escolas públicas, privadas e ensino cooperativo. Em funcionamento mantêm-se também a rede de escolas de acolhimento para os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais, onde se incluem, entre outros, profissionais de saúde e das forças de segurança.

O Governo decidiu também manter “as respostas sociais em contexto escolar”, nomeadamente os apoios terapêuticos a alunos com necessidades especiais e as refeições para os alunos com escalão A e B.

No sentido oposto, as creches e jardins-de-infância vão permanecer encerrados até nova decisão.

Férias de Carnaval suspensas


Esta semana o Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues enviou às escolas o novo calendário escolar para recuperar os onze dias de pausa.

Haverá aulas nos três dias de férias de Carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro) e as férias da Páscoa foram reduzidas para quatro dias. O ano letivo terminará uma semana mais tarde.

Poderá ainda haver alterações no calendário de exames e provas de aferição, mas o ME só deverá revelar as alterações a 12 de fevereiro.