Associação de Futebol do Porto vai fazer testes aleatórios à Covid-19

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) anunciou, ontem, que vai realizar testes à Covid-19, de forma aleatória, 48 horas antes dos jogos. A medida já foi implementada em alguns clubes de futebol e futsal.

Em comunicado, o organismo que tutela as competições distritais de futebol e futsal no distrito diz que o objetivo é acautelar a saúde e a prática desportiva em segurança.

A AF Porto refere ainda que os testes à Covid-19 vão ser disponibilizados aos escalões da formação, abrangendo atletas, treinadores e staffs que os acompanham, uma vez que, “mesmo estando impedidos de competir, continuam a treinar, numa demonstração de força e resiliência notáveis”.

A medida exige um “esforço considerável”, sublinha a associação, mas também uma forma de mostrar que o objetivo é “fazer mais do que simplesmente cumprir as regras”.

A decisão de avançar com testes à Covid-19 nas competições surge por a AF Porto querer mostrar que o futebol distrital se joga em segurança e que não seja visto como um problema, mas sim como um exemplo e parte da solução. “Queremos, acima de tudo, proteger ao máximo os interesses dos nossos filiados e o futuro dos clubes que são a base do futebol/futsal nacional”, sublinha o organismo.

“Os últimos meses têm sido, no mínimo, desafiantes para quem como nós tem como missão organizar, fomentar e regulamentar o futebol/futsal distrital. Semana após semana vemos regras serem mudadas, exceções serem criadas e as Associações distritais serem esquecidas”.

O fomento da prática desportiva é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa (Artigo 79). Contamos com todos os nossos filiados, pois só unidos e conscientes do inimigo que temos pela frente poderemos conseguir uma vitória definitiva. (…) Dia a dia, continuaremos a acompanhar o evoluir da situação pandémica de forma a ajustar procedimentos”, remata a AF Porto.