• Fevereiro 9, 2022

ASEP cria projeto piloto para atrair jovens para o mercado de trabalho local

ASEP cria projeto piloto para atrair jovens para o mercado de trabalho local

A escassez de recursos humanos é apontada, há vários anos, como um “problema grave” que ameaça vários setores da economia, desde a restauração, têxtil, calçado, passando pelo setor da construção e do mobiliário.

Preocupada com esta realidade que tem vindo a afetar cada vez mais o setor empresarial do concelho, a Associação de Empresas de Paredes (ASEP) lançou um projeto piloto, em parceria com a câmara municipal, que pretende pôr em prática diversas iniciativas de sensibilização juntos dos jovens do concelho com o objetivo de os atrair para o mercado de trabalho local.

A primeira iniciativa decorreu no dia 3 de fevereiro, na escola secundária de Vilela, e o balanço foi “positivo”, frisa o novo presidente da ASEP, Silvestre Carneiro. “Para uma primeira iniciativa acho que correu bem. Tivemos um bom feedback dos jovens e professores e conseguimos reunir um grupo de alunos interessados em visitar algumas empresas do concelho e conhecer de perto o seu funcionamento”.

A meta dos novos órgãos sociais da ASEP, que tomaram posse no passado dia 28 de janeiro, é realizar iniciativas de sensibilização em várias escolas e universidades para que os mais novos conheçam as empresas e as oportunidades que existem nos vários setores.

A notícia completa na edição de 10 de fevereiro de 2022.