- Dezembro 30, 2023
Artigo de opinião: Viver o amor todos os dias, os 366 dias de 2024!
Nutrir as relações significa alimentar, valorizar, apoiar, cuidar, conectar, fortalecer e celebrar a vida com amor todos os dias.
O amor é a base de todo o relacionamento afetivo mas terá que vir acompanhado de interesse, admiração e confiança.
Com o passar dos anos, a rotina, a correria do quotidiano e com todos os desafios que nos são colocados constantemente, as relações, tantas e tantas vezes, acabam por ficar beliscadas. É muito comum ouvir-se que um relacionamento “caiu na rotina”. Isso acontece quando o casal vê o namoro ou o casamento como algo garantido e, então, surge o comodismo, o apego e o conformismo – os grandes vilões das relações saudáveis!
Para que as relações se mantenham vivas – e porque o amor é um laço consciente, diante do qual podemos ter sempre a possibilidade de escolher o que oferecer – o que nos cabe a cada um fazer para construir uma relação saudável?
– Elogios são muito bem-vindos! Pequenos reparos são um enorme contributo para a auto-estima e manutenção das relações;
– Comunicação é a base de tudo, é a mãe de todas as competências e, por isso, essencial para que cada elemento do casal sinta que a sua vida é interessante para o outro. Para que isso aconteça, falar com o parceiro como foi o dia, contar-lhe sobre os problemas do trabalho ou alguma coisa interessante fará com que se mantenha o diálogo;
– Relações com amigos, sair e conviver com outras pessoas são programas que ajudam a quebrar a monotonia;
– Viver momentos de aventura é também fundamental, estarem motivados para fazer programas diferentes e viver juntos esses momentos é muito saudável e estimulante;
– Gerir bem as discussões: o que acontece é que, muitas vezes, as zangas dão-se por motivos banais, situações impossíveis de mudar ou opiniões já estabelecidas. Antes da competição de uma discórdia, importa parar e pensar: ‘essa discussão vai levar a algum resultado?’.
As relações necessitam de toque. As relações necessitam de palavras. As relações também necessitam por vezes de silêncios. As relações necessitam muito de escuta. De presença. Uma presença emocional honesta. De se estar realmente lá. E não falo de presença física. Necessitam de cedências, de paciência. Necessitam de entrega. De desejo um pelo outro. Necessitam de admiração. De interesse e de escolhas diárias.
Somos nós os grandes responsáveis por construir e responder com inteligência às possibilidades de crescimento e potencial que uma relação traz até nós.
Um viva ao amor de todos os dias, nestes 366 dias do próximo ano!
Feliz Ano Novo!
Marina Ferreira Silva,
Psicóloga Clínica e da Saúde