• Março 25, 2025

“Arena” dedicada ao “Diálogo com Decisores” celebrou Dia da Juventude em Paredes

“Arena” dedicada ao “Diálogo com Decisores” celebrou Dia da Juventude em Paredes

Projeto “Changemaker’s Arena” celebrou o Dia Nacional da Juventude em Rebordosa

No passado dia 24 de março a Escola Básica e Secundária de Rebordosa foi palco da celebração do Dia Nacional da Juventude, antecipando a data que é comemorada anualmente a 28 de março. A iniciativa, inserida no projeto “Changemaker’s Arena”, teve como tema o “Diálogo com Decisores” e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do Vice-Presidente, Paulo Silva, e de outros oradores.

Durante esta sessão, os jovens tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com decisores políticos, expressando as suas preocupações, ideias e propostas para a comunidade.

A data, conhecida como Dia Nacional da Juventude, relembra momentos marcantes da história da luta da juventude portuguesa por democracia, direitos dos jovens trabalhadores e pela paz, reforçando o compromisso com a construção de um país mais justo.

No âmbito do mesmo projeto, no dia 29 de março, realiza-se na Casa da Juventude de Paredes uma outra iniciativa, dedicada à “Advocacia e Ativismo”. Esta sessão, agendada para as 09:30, contará com a participação dos jovens paredenses Mariana Pacheco e José Teixeira. É objetivo capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas eficazes no domínio do interesse social e político.

Sobre o projeto “Changemaker’s Arena – Play your Part”

Integrado no programa Erasmus+, o “Changemaker’s Arena – Play your Part” é dinamizado pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com os municípios da Mealhada e de Pedreguer, em Espanha. O projeto oferece aos jovens a oportunidade de participarem ativamente em atividades cívicas, sociais, culturais e políticas, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e uma identidade europeia mais coesa.
O projeto também fomenta competências digitais e literacia mediática, preparando os jovens para combater a desinformação e fortalecendo a resiliência face às fake news. Além disso, promove o diálogo entre jovens e decisores, garantindo que as suas opiniões sejam ouvidas e consideradas nos processos de políticas públicas.