• Dezembro 30, 2021

Aprovada criação dos SMAS. Presidente da câmara diz que não haverá subtração de serviços às cooperativas e juntas de freguesia

Aprovada criação dos SMAS. Presidente da câmara diz que não haverá subtração de serviços às cooperativas e juntas de freguesia

A Assembleia Municipal aprovou, sem votos contra, a proposta para a criação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Paredes (SMAS), que deverão entrar em vigor em janeiro de 2022.

A oposição voltou a levantar várias dúvidas e questões sobre o processo, o valor da indemnização que será paga à Be Water e o que foi pensado em relação aos subsistemas de abastecimento de água do sul do concelho.

O presidente da câmara garantiu que a passagem dos ativos já está a ser feita e que “o serviço nunca será posto em causa” e que as juntas e cooperativas não vão perder a gestão dos serviços no sul do concelho.

Juros, valor do resgate e subsistemas

O CDS foi o primeiro a questionar o executivo se informou as populações do sul do concelho que vão passar a integrar o SMAS e se preço da água será igual ao do restante concelho. Raquel Coelho questionou ainda o presidente se pode garantir que o valor do resgate ficará pelos 20 milhões de euros.

A notícia completa na edição de 30 de dezembro de 2021.