- Abril 23, 2019
Apresentada requalificação do NAF Vale do Sousa
Texto escrito por Cristina Borges.
Foram inauguradas, no dia 16 de abril, as instalações da sede do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa. O espaço, situado no Bairro do Sonho, em Paredes, foi alvo de várias intervenções que permitirão desenvolver novas atividades de formação e lazer aos profissionais da arbitragem. A cerimónia contou com a presença de Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto.
Manuel Soares, Presidente do Núcleo, fez as honras da casa e começou por destacar a importância deste novo espaço para a “formação e evolução dos árbitros.” O presidente do NAF do Vale de Sousa garantiu que o seu papel “passa por dar as melhores condições para que os árbitros se sintam apoiados em tudo o que envolva a arbitragem.”
De seguida, foi Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto, quem tomou da palavra e realçou a importância destes espaços para a formação de profissionais: “Os núcleos são centros de difusão do saber e de ideias e, para além de conviverem, melhoram tecnicamente e, portanto, desenvolvem uma relação muito mais próxima entre eles.”
O Presidente da AF Porto referiu ainda que um dos parceiros mais importantes da associação são os municípios: “Hoje, sem as câmaras, seguramente, não havia 50% do desporto em Portugal. Os presidentes de câmara têm sabido escolher os caminhos certos para o desenvolvimento das autarquias.” Neste sentido, dirigiu-se a Alexandre Almeida dizendo: “Tudo aquilo que os municípios fazem em prol da juventude e da arbitragem é um investimento na formação das nossas pessoas para que o desporto seja mais desporto, as pessoas sejam mais pessoas e a sociedade seja mais sociedade.”
Já, dirigido aos árbitros, Lourenço Pinto ressalvou: “Nós damos-vos as condições o resto tem de ser, forçosamente, convosco”, o Presidente prometeu ainda desenvolvimentos na informática e na implementação de aulas de inglês, que considera, “não como um esforço, mas como, um investimento.”
Numa representação da câmara “ao mais alto nível pelo presidente e seus vereadores isso é sinal de uma simbiose perfeita com o desporto”, concluiu o Presidente da maior associação de futebol do país.
Alexandre Almeida mostrou-se visivelmente satisfeito pela presença deste núcleo, com cerca de 160 sócios, no concelho e destacou o desenvolvimento desportivo na cidade paredense. O Presidente do município lembrou todo investimento que tem sido feito ao nível das infraestruturas, com os vários campos sintéticos já inaugurados e prometeu “não vamos ficar por aqui, porque temos várias coletividades que fomentam a formação no concelho”.
O Presidente da Câmara de Paredes o número elevado de cidadãos do concelho que se têm destacado na área desportiva, o que promoveu a criação de uma “Gala do Desporto”, marcada para o mês de novembro.
As intervenções realizadas nas instalações do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa, proporcionam assim condições singulares, não só para a aprendizagem dos profissionais, mas também, para o lazer.