• Junho 2, 2023

APD Paredes BCR venceu na Honra e sobe de divisão

APD Paredes BCR venceu na Honra e sobe de divisão

Presidente da associação convida à prática do desporto adaptado.

A APD Paredes Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) sagrou-se campeã da Divisão de Honra, segundo escalão do BCR nacional, após ter batido, no penúltimo fim de semana, a ACD Cotovia/UDI no terceiro e decisivo encontro da final, por 34-28. O clube paredense fez, assim, o dois em um e juntou o título à subida à 1.ª divisão.

Adão Barbosa, presidente da associação, fez um balanço positivo do percurso da equipa, mesmo com alguns contratempos. “Foi uma época difícil derivado a várias situações. Perdemos o treinador, depois o nosso capitão ficou como treinador e jogador”, revelou. “Mas, tudo terminou bem, pois conseguimos o objetivo, que foi terminar a época em 1.º lugar. Isso é o mais importante”, acrescentou.

Sobre o play-off disputado, defendeu que a APD Paredes BCR podia ter resolvido a partida e o campeonato logo no sábado, mas foi “renhido e à negra”. No domingo, dia 21 de maio, acabou por ser uma “final bem disputada”, considerou.

Quanto a expetativas para o futuro, revelou, “espero que para o ano consigamos fazer igual ou melhor”. Contudo, agora é tempo de “reunir”, sendo que atletas, dirigentes e todo o staff têm que agora usufruir a “conquista ao máximo”.

Para além disso, a associação pretende perceber os apoios com os quais pode vir a contar na próxima época, “pois as coisas” vão depender dos que possam vir a existir.

O presidente da APD Paredes BCR quis ainda agradecer a todos os apoiaram, os patrocinadores, bem como a Câmara Municipal de Paredes e parceiros “que estiveram connosco, e espero que continuem na próxima época”. “Além deles, que estejam mais, para ver se conseguimos o objetivo, que é estar entre os melhores”, advogou.

Aproveitando a ocasião, o dirigente disse que pretende ainda a sensibilização para a prática do desporto adaptado, pois, considerou, “há muita gente que nem conhece a nossa associação”.

Nesse sentido, quem objetiva conhecer o Basquetebol em Cadeira de Rodas ou até mesmo o Andebol, sendo possível a criação de uma equipa nesta modalidade, caso surjam elementos necessários, poderá entrar em contacto com a associação, através da página de Facebook.

“Além de ser uma forma de integração, isto é uma forma de reabilitação. Dois em um”, defendeu, dizendo que as equipas podem ser mistas e que a presença de elementos femininos é bem-vinda.