• Maio 2, 2024

ANTARTE de luxo, exclusivo paredense

ANTARTE de luxo, exclusivo paredense

Novo polo industrial nasce em Rebordosa com museu único na Europa

ANTARTE de luxo, exclusivo paredense

 

Ramos-Horta e Siza Vieira entre as personalidades presentes, no sábado, na inauguração do Antarte Center, com 19 mil m2 e um museu ímpar, onde a história da marcenaria se cruza com a fundação da marca.

“Considero a marcenaria a filigrana da carpintaria e, por isso, considero este museu um tributo a um ofício milenar que estava muito pouco documentado, cuja história se cruza com a fundação da Antarte, em 1998”, disse o CEO da empresa. Mário Rocha falou perante uma plateia composta por várias personalidades da sociedade, desde logo o prémio Pritzker e arquiteto Siza Vieira ou o Presidente de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta. Ambos presidiram à inauguração do Antarte Museum, que representou um investimento de 1,4 milhões de euros de um total de seis milhões investidos nos quatro edifícios que compõem o novo polo industrial em Rebordosa, o designado Antarte Center.

 

Carlos Daniel, jornalista de Paredes e diretor do Centro de produção do Norte da RTP, salientou o trajeto único da Antarte e a sua relevância para o território, caracterizando o fundador e CEO da marca como “um visionário”.

 

José Ramos-Horta, presenteado pelos filhos dos fundadores da Antarte com a Pomba da paz: “Este museu é excecional!”

 

Antarte Museum nasceu da tomada de consciência de Mário Rocha relativamente à importância económica da marcenaria na área geográfica onde a Antarte se insere. O projeto beneficiou da sua coleção pessoal (com mais de uma década) de peças distintas como ferramentas e máquinas usadas na marcenaria, algumas raras e com antiguidade notável (como exemplares dos séculos XVIII e XIX). Ao longo dos últimos três anos, a equipa liderada por Joel Lopes, no âmbito da pesquisa e investigação sobre a marcenaria, deu forma à proposta do museu agora inaugurado.

O acervo reúne mais de1000 ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício do Antigo Egito até ao século XX.

O museu oferece ainda uma experiência imersiva singular onde podem ser observados todos os momentos e projetos da Antarte.

Aberto ao público, com entrada livre, de terça-feira a domingo, promove visitas guiadas mediante agendamento.

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte”. A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.

No portfólio, a marca paredense inclui a produção de peças de mobiliário personalizadas para individualidades de relevo nacional e internacional, como o Papa Bento XVI, o Presidente da República Cavaco Silva, o treinador José Mourinho ou o ex-selecionador nacional, Fernando Santos.

Marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional, a Antarte exporta, além disso, os seus produtos para vários mercados em quatro dos seis continentes.