Álvaro Pinto é novamente candidato à câmara de Paredes pela CDU e acredita na eleição de um vereador

Publicado em Publicado por: O Paredense
Álvaro Pinto. FOTO: DR.

Álvaro Pinto, que foi durante 12 anos presidente da junta de Parada de Todeia e deputado da Assembleia Municipal, é novamente o candidato da CDU à presidência da câmara de Paredes. Já Cristiano Ribeiro lidera a lista à Assembleia Municipal, sendo também candidato à junta de freguesia de Cete.

As candidaturas foram apresentadas na passado domingo, em Paredes, com o enfoque dos discursos na possibilidade de a coligação eleger um vereador nas próximas autárquicas.

“Conhecendo o tecido social e o contexto políticos temos a noção que não seremos câmara municipal. Mas temos a vontade clara de eleger um vereador. Todos os votos contam e o voto mais certo é na CDU”, exclamou Álvaro Pinto.

O candidato defendeu que “esta é a candidatura ideal” e a que “mais se identifica com os problemas do concelho e as preocupações dos paredenses” e estabeleceu como pontos fundamentais da candidatura o saneamento básico, o reforço dos apoios às coletividades e a reposição de freguesias. A CDU é também favorável ao resgate da concessão de água e saneamento.

“Temos capital que nos dá força e razão para pudermos ser a candidatura ideal à câmara de Paredes”

Álvaro Pinto, que já tinha sido candidato à camara de Paredes em 2017, apresentou-se com “a voz de uma experiência autárquica acumulada ao longo dos anos”, enquanto autarca de freguesia e deputado na Assembleia Municipal.

“Enquanto presidente de junta nunca tive uma visão estreita de querer tudo para nós e nada para os outros. Sempre tivemos uma visão global do concelho e muitas das nossas intervenções foram também intervenções abrangentes no sentido de melhorar as condições noutras freguesias e no resto do concelho”, disse o candidato, defendendo que “esta é a candidatura que está mais identificada com os problemas do concelho e as preocupações dos paredenses”. “Não somos paraquedistas. Temos capital que nos dá força e razão para pudermos ser a candidatura ideal à câmara de Paredes”, acrescentou.

Entre as prioridades estabelecidas para o território, Álvaro Pinto elegeu o saneamento como um dos pontos mais fundamentais, considerando “vergonhoso” o atraso do concelho a este nível. “Parece inacreditável tantos anos depois do 25 de Abril, mas é uma realidade que coloca Paredes ao nível do terceiro mundo. O negócio da água proliferou em muitos locais, mas a CDU sempre foi contra a privatização”.

O candidato reafirmou ainda que a CDU é a favor do resgate da concessão, porque permite à câmara assumir, no imediato, a responsabilidade pelos serviços, estando acautelados os direitos dos trabalhadores. Na sua intervenção, Álvaro Pinto saudou ainda as candidaturas ao POSEUR que vão permitir avançar com o saneamento em Recarei e Sobreira, mas defendeu que tem de haver continuidade para outras freguesias e disse ainda que a câmara deve ter uma “posição de salvaguarda” em relação aos subsistemas de água do sul do concelho.

No domínio social, lembrou que a CDU se bateu contra o crescimento da pobreza e das desigualdades sociais e lutou pela implementação do passe social. Na área desportiva, alertou para as “disparidades” entre os clubes do concelho que atravessam “dificuldades financeiras” por causa da pandemia, defendendo a necessidade de instituir uma “visão equitativa” nos apoios atribuídos pelo município, para que todos se sintam integrados.

Por outro lado, Álvaro Pinto disse ser a favor da reposição de freguesias e assumiu que se vencer as eleições vai realizar um referendo para ouvir a população.

A cerimónia de apresentação serviu também para anunciar a candidatura de Cristiano Ribeiro à Assembleia Municipal, órgão que já integra em representação do partido, e à junta de Cete, e a recandidatura de Albertino Silva à junta de Parada de Todeia.

“Esta candidatura é um passo baseado no conhecimento e nas potencialidades da vila de Cete, que são imensas”, frisou Cristiano Ribeiro, garantindo que o facto de ser candidato à Assembleia Municipal não é contraditório com a missão na junta de freguesia. “Na assembleia municipal serei o representante de Cete e alguém que seja eleito comigo assumirá uma perspetiva mais ampla na defesa das outras freguesias do concelho”, declarou

Albertino Silva destacou o trabalho realizado em Parada de Todeia durante o seu mandato, nomeadamente os apoios atribuídos à comunidade em áreas como a saúde e os transportes e a capacidade de intervenção junto da câmara para a concretização de “obras fundamentais para o desenvolvimento da freguesia”.

Para o próximo mandato, o autarca apontou como prioritária a reabertura da Rua José Barbosa Leão que dá acesso ao piso inferior da casa mortuária e a ligação ao apeadeiro.