- Setembro 7, 2024
Alunos da Secundária de Lordelo vencem prémio com estudo sobre campos eletromagnéticos
ESCOLA. Câmara de Paredes acolheu na sexta-feira, 6 de setembro, a cerimónia de entrega de Prémios MEDEA que já vai na 15ª edição.
A equipa Lords Quânticos, da Escola Básica e Secundária de Lordelo, em Paredes, foi a vencedora da 15ª edição do MEDEA, uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos. A equipa Nekoma, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, recebeu uma Menção Honrosa. Os trabalhos realizados pelas duas equipas envolveram a medição de campos eletromagnéticos de diversas fontes.
Daniel Neto, Diogo Lamas, João Ribeiro, Nuno Gomes e Pedro Bessa são os membros dos Lords Quânticos que, sob a supervisão do professor Rui Almeida, mediram os valores de campos magnéticos em linhas de transporte de energia elétrica, em subestações e em cabos de alimentação de uma placa de aquecimento, comparando os valores obtidos com os máximos permitidos pela legislação em vigor.
Já o projeto apresentado pela equipa Nekoma, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, mapeou campos magnéticos na localidade em locais de muita afluência de pessoas (nomeadamente nas proximidades de cabos de média e alta tensão e em subestações) e divulgaram os resultados pela comunidade. A equipa é composta por Afonso Mota e Beatriz Santos, com o apoio da professora Rosa Neto.
Para o Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, “estes prémios são importantes para reconhecer o trabalho dos alunos, que fora da sala de aula, fazem investigação e aplicam, na prática e no terreno, os conhecimentos científicos aprendidos, durante o período letivo”. O autarca sublinhou “o contributo científico útil para desmistificar conceitos, no caso, compreender melhor os campos electromagnéticos”.
José António Paixão, da SPF, faz um balanço positivo desta edição. “Com o MEDEA conseguimos trazer os conceitos da sala de aula para uma medição experimental, e depois associá-la e interpretá-la do ponto de vista da vida quotidiana. Este projeto permite despertar a curiosidade científica nos alunos, e ajuda a desmistificar a ideia instituída de que a muito alta tensão é mais prejudicial que os eletrodomésticos e aparelhos que utilizamos no dia-a-dia.”
Marcaram presença na sessão o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, os vereadores de Paredes, Paulo Silva e Francisco Leal, o vereador da Câmara de Paços de Ferreira, Júlio Morais, o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, José António Paixão, o Coordenador do Projeto MEDEA, Luís Afonso, o Diretor das Comunidades Locais da REN, José Pedro Abrantes, entre outros convidados.
Refira-se, ainda, que os alunos premiados vão ser homenageados no dia 14 de setembro, no âmbito da 24ª Conferência Nacional de Física e no 34º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realizam na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 11 e 14 de setembro de 2024.
A 16.ª edição do MEDEA vai abrir inscrições a 11 de setembro de 2024. As equipas podem inscrever-se em https://registo-medea.spf.pt/.
Sobre o MEDEA:
Instituído em 2008, o MEDEA é um projeto da SPF – Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais, dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e procuram informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. No final, cada equipa apresenta um vídeo e um póster sobre o seu projeto. As equipas com os melhores trabalhos são premiadas.