• Outubro 13, 2025

Alexandre Almeida volta a ganhar por maioria a Câmara de Paredes

Alexandre Almeida volta a ganhar por maioria a Câmara de Paredes

O socialista Alexandre Almeida foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Paredes para o 3.º mandato consecutivo, com 50,33% (27.076 votos). Apesar das críticas da coligação PPD/PSD-CDS-PP, que obteve 36,12% (19.433 votos) e duplicou vereadores de dois para quatro, o PS mantém a liderança, embora com menos um vereador. Renato Almeida não foi reeleito.

Na Assembleia Municipal, o PS venceu com 47,18% (25.386 votos), elegendo 14 deputados, seguido da coligação com 35,79% (19.256 votos) e o Chega com 8,95% (4.816 votos).

Nas Juntas de Freguesia, o PS conquistou 13 presidências, incluindo Vilela, terra da líder do PSD, Mariana Silva. A coligação venceu três freguesiasLordelo, Louredo e Cete – enquanto em Sobrosa a lista independente apoiada pelos socialistas manteve a presidência. Apesar do reforço da oposição, o PS continua a governar o concelho. O PSD conquistou apenas três freguesias Lordelo (manteve com um novo rosto Filipe Carneiro) Cete e Louredo.

Na noite eleitoral, Alexandre Almeida agradeceu o voto de confiança dos paredenses e garantiu que este será um novo ciclo de “dedicação absoluta a Paredes”, destacando que os próximos quatro anos “serão muito bons para o concelho”, com foco na execução dos projetos do Paredes 2030, expansão do saneamento e apoio reforçado às IPSS. “É um orgulho enorme governar Paredes. Estes quatro anos serão de trabalho, rigor e proximidade. Vamos continuar a dignificar este cargo e a honrar a confiança dos paredenses”, afirmou o autarca perante apoiantes.

O presidente socialista dirigiu palavras de reconhecimento a candidatos que não conseguiram a reeleição, como Renato Almeida e Adriano, e elogiou as vitórias expressivas nas freguesias, sublinhando o sucesso em Vilela e Sobrosa.

Antes, o novo presidente da Assembleia Municipal, Elias Barros, fez um discurso emotivo e contundente. “Foi complicado lidar com tanta hipocrisia, tanta mentira e tanta calúnia”, afirmou, dirigindo duras críticas à oposição. Barros apelou ainda a uma “grande salva de palmas para o vencedor desta noite, o grande presidente Alexandre Almeida”, e exaltou que “o poder ganha-se com seriedade, com trabalho e com rigor”, criticando o que chamou de “poluição social, aquela gente que não presta”.

A noite terminou em ambiente de festa, com gritos de “Viva Paredes! Viva Alexandre Almeida!” e aplausos prolongados, marcando a continuidade socialista no município.