AF Porto retoma competições sem descidas de divisão e com acesso opcional

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Associação de Futebol do Porto anunciou na última terça-feira, 6 abril, que a retoma dos campeonatos vai acontecer a 8 e 9 de maio, mas as competições de futebol e futsal serão reorganizadas e o ingresso será opcional. Serão criadas novas provas, que irão decorrer até 30 de junho, mantendo as subidas, mas cancelando as descidas de divisão.

Com os campeonatos de futebol e futsal paralisados há mais de três meses a AFP decidiu reformular o formato competitivo das provas, cuja participação será “opcional”. Haverá campeões em todos os campeonatos oficiais, mas não serão aplicados regimes de descidas de divisão”, esclarece a associação portuense em comunicado.

Os clubes que não queiram participar nas provas devem manifestar a sua vontade até ao próximo dia 11 abril e serão classificados com o número de pontos que tinham à data da suspensão das provas. As equipas que optarem pela continuidade, entrarão na nova prova com os pontos amealhados até ao momento da interrupção (a 10 de janeiro).

Já os clubes que “não tiverem disputado a totalidade de jogos previstos terão a sua pontuação, e consequente classificação, corrigidas pela aplicação de coeficiente de pontos obtidos, sem arredondamento, divididos pelo número de jogos efetuados”.

A nova competição será disputada em duas fases. A primeira decorre até 2 de junho e será disputada a duas voltas, por pontos, com “os clubes agrupados em séries, em número não superior quatro”. Os dois primeiros classificados de cada série ficam apurados para a segunda fase que será discutida por eliminatórias entre 6 e 27 de junho.

Os jogos a eliminar serão realizados, apenas a uma mão, “em campo neutro definido pela AF Porto”.

Os grupos da primeira fase serão definidos de acordo com o ranking da pontuação obtida aquando a suspensão das provas, estando agendado para 14 de abril o sorteio que vai definir as respetivas séries.

A final da competição está agendada para 27 de junho.

A notícia completa na edição em papel de 8 de abril de 2021 ou na edição online.

Share This: