• Março 4, 2021

Adjudicada obra de reabilitação da antiga Adega Cooperativa

Adjudicada obra de reabilitação da antiga Adega Cooperativa
Edifício da antiga Adega Cooperativa de Paredes.

Foi aprovada hoje, por unanimidade, em reunião do executivo, realizada por videoconferência, a adjudicação da obra de reabilitação do edifício da Antiga Adega Cooperativa, onde vai nascer um novo auditório e centro de congressos.

O contrato foi adjudicado ao agrupamento de empresas JAMO – Construção e Engenharia Civil Lda., e Gualdin Anciães Amado e Filhos, Lda., pelo valor de 6.274.222,24€, sendo o prazo de execução de 700 dias.

Maqueta do futuro auditório e centro de congressos. Fonte: Spaceworkers

Na mesma reunião foi também aprovada a proposta para a contração de um empréstimo de médio e longo prazo, até um montante máximo de 3.325.337 €, através da Linha BEI PT 2020 – Autarquias, para financiar a componente não comparticipada por fundos comunitários do projeto.

Segundo a proposta, o empréstimo terá um prazo de 15 anos e um período de carência de dois anos, a contar a partir da data da primeira utilização.  A taxa de juro será indexada à Euribor a 6 meses, acrescida de um spread de 0.2777%.

Um terço do valor do empréstimo será utilizado após a perfeição do contrato (visto do Tribunal de Contas), sendo os restantes dois terços usados quando o projeto atingir um nível de execução de 33% e 66,6%, respetivamente.

Recorde-se que o projeto do futuro Auditório Municipal e Centro de Congressos tem um investimento total de 6.650 milhões de euros, sendo comparticipado em 85% por fundos comunitários (cerca de 3 milhões de euros). Será constituído por duas áreas dividas por uma zona pública, que engloba um auditório com 500 lugares e foyers, e outra zona privada, constituída pelos camarins, zona técnica de apoio ao espaço de espetáculo e área administrativa.