- Abril 6, 2023
“A Raiz do Marmeleiro” aborda a questão da imaginação
Trata-se do primeiro livro infantil do paredense Arménio Santos.
Lançada no Dia Internacional do Livro Infantil, dia 2 de abril, “A Raiz do Marmeleiro” é a primeira obra publicada do paredense Arménio Santos. A sessão de lançamento aconteceu no Conservatório de Música de Paredes e muitos foram os que quiseram marcar presença na ocasião.
De acordo com a sinopse, “A Raiz do Marmeleiro” é um conto que apela à criatividade e ao prazer de passar o tempo com amigos, por oposição à letargia social que as tecnologias alimentam.
“O conto parte do seguinte dilema: e se as crianças deixarem de ter ideias para brincar? A partir daí revela a equipa que gere toda a fonte de imaginação infantil, que vive na raiz de um marmeleiro. Após uma série de problemas, é levantada a questão da falta de criatividade das crianças, estando associada ao tempo que estas dedicam às tecnologias. Ora, se passam tempo a ver “tiktoks” no telemóvel ou a jogar online no “tablet”, não têm disponibilidade para ter novas ideias”, resumiu o autor.
Licenciado em Ciências da Comunicação, Arménio Santos, que atualmente dirige o Campo de Golfe do Aqueduto, manteve sempre presente uma paixão pela escrita, mas “a responsável moral por esta aventura é a minha filha”, revelou, acrescentando: “Quando tinha 3/4 anos, todos os dias era obrigatório contar uma história na hora de ir para a cama. Mas, não podia ser uma história lida, tinha de ser uma história inventada. Dessa “pressão” nasceram muitos contos. Alguns passaram a escrito e este, em particular, nasce agora em forma de livro”.
A notícia completa na edição de 6 de abril de 2023