- Fevereiro 4, 2026
7.ºs Jogos de Inverno ANDDI neste fim-de semana em Paredes
Os 7.º Jogos de Inverno da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual foram apresentados na passada segunda-feira, 2 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Paredes. O evento, que se realiza este fim de semana, sexta e sábado, dias 6 e 7 de fevereiro, vai reunir mais de 400 atletas com deficiência mental ou incapacidade intelectual, num total de cerca de 750 participantes entre atletas, técnicos, organização e voluntários.
A sessão contou com a presença do presidente do Comité Organizador da ANDDI-Portugal, José Costa Pereira, e do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, que destacaram a dimensão inclusiva e pedagógica da iniciativa, bem como o impacto social e desportivo para o concelho.
Segundo José Costa Pereira, os Jogos de Inverno ANDDI envolvem cerca de 50 instituições, entre IPSS, escolas e clubes de todo o país, incluindo regiões como o Minho, Algarve e Madeira. O responsável sublinhou que o desporto é “o melhor veículo de inclusão”, permitindo garantir igualdade de oportunidades a praticantes que, de outra forma, “dificilmente teriam acesso à prática desportiva regular e organizada”. Destacou ainda exemplos de superação, como a seleção nacional de futsal de síndrome de Down, atual campeã europeia, como prova do impacto do trabalho desenvolvido pela ANDDI.
O programa inclui várias modalidades, entre as quais andebol, atividades aquáticas, atletismo, basquetebol 3×3, boccia DI, futsal, hóquei DI, orientação e ténis de mesa. As competições vão decorrer em diferentes espaços do concelho, com destaque para o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, o Pavilhão da Escola Secundária de Paredes, a Escola Secundária de Vilela, o Parque da Cidade de Rebordosa e a Piscina de Rebordosa. Algumas atividades ao ar livre foram ajustadas por motivos de segurança, devido às condições meteorológicas previstas.
Paulo Silva sublinhou que a realização dos Jogos em Paredes representa o “reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município, pelas instituições locais e pelos técnicos de desporto”, reforçando a aposta na inclusão e na sensibilização da comunidade. Para o autarca, “trazer eventos desta dimensão ao concelho contribui não só para a promoção do desporto adaptado, mas também para a mudança de mentalidades e para a valorização dos atletas com deficiência”.
O projeto municipal “Paredes sem Paredes” marca também presença na competição, com cerca de 30 atletas do concelho, reforçando o envolvimento local num evento que afirma Paredes como um território de referência no desporto inclusivo a nível nacional.






