- Abril 4, 2024
50 anos do 25 de Abril celebrados no novo Centro Cultural
Haverá programação diversificada em diversos locais da cidade, de 5 de abril a 5 de maio.
O município de Paredes vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação para toda a comunidade, que inclui diversas iniciativas culturais que vão passar pela Biblioteca, Casa da Cultura e pelo novo Centro Cultural. A atividade comemorativa de “Abril” terá início dia 5 de abril e vai prolongar-se até 5 de maio.
Saliente-se que Paredes irá dispor de um novo Centro Cultural com auditório com capacidade para 500 lugares sentados e centro de congressos polivalente que permite acolher espetáculos e concertos com 2500 pessoas de pé, que resulta da transformação do antigo edifício da Adega Cooperativa num atrativo polo cultural e espaço de exposições e congressos da região, que irá ser estreado durante o mês de abril, com uma programação cultural diversificada para festejar a liberdade do 25 de Abril.
“Pensamos num programa cultural diversificado para celebrar os 50 anos da conquista da liberdade e aproveitar esta data emblemática para estrear o auditório principal do Centro Cultural”, revelou, citado em nota, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.
Nesse sentido, o município criou um conjunto de atividades de entrada livre que vão chegar a diversos locais da cidade. Assim, estão já agendadas várias exposições, apresentações de livros, um documentário e concertos, entre outras iniciativas.
Programação:
5 de abril, pelas 21h30
Biblioteca Municipal de Paredes
Café Literário com Maria João Castro, que antecede a inauguração da exposição “A Casa dos Livros Proibidos”, com curadoria de Paulo Jorge Teixeira e Sandra Melo, da Cooperativa do Povo Portuense.
5 de abril a 5 de maio
Biblioteca Municipal de Paredes
Exposição “A Casa dos Livros Proibidos” dia 5 de maio às 17h00 – Encerramento Conferência Cooperativismo de Paredes
6 de abril a 5 de maio
Casa da Cultura de Paredes
6 de abril – 17h00 – Inauguração da exposição coletiva “50 Anos: Itinerário da Liberdade”, com curadoria de Agostinho Santos. Com a presença do grupo masculino Cantares de Paredes.
25 de abril – 17h00 – Apresentação do Livro de Artista de Agostinho Santos e apontamento musical.
24 de abril – 21h30
Centro Cultural de Paredes
Apresentação do Livro 25 de Abril, 50 anos, 50 textos.
25 de abril
Rua António Araújo, Paredes (Escola Secundária de Paredes)
9h30 – Inauguração do mural coletivo Celebrar Abril – 50 anos. Cooperativa Árvore. Artistas: José Emídio, Alberto Péssimo, Acácio Carvalho, Susana Bravo. Alunos de Artes do Concelho.
25 de abril
Centro Cultural de Paredes
10h00 – Sessão Evocativa do 25 de Abril
12h00 – Concerto Acordai!
26 de abril – 21h30
Centro Cultural de Paredes
Espetáculo Artístico
Grupos de Teatro do concelho
Conservatório de Música de Paredes
Conservatório de Dança do Vale do Sousa
27 de abril – 21h30
Centro Cultural de Paredes
Concerto Cantar Abril
José Manuel David (piano e voz), Ruben Portinha (guitarra e baixo), Vasco Sousa (viola baixo), André Correia (bateria e percussões). Bandas Filarmónicas do concelho.
1 de maio – 16h00
Centro Cultural de Paredes
Documentário 50 anos, 50 minutos.
3 de maio – 21h30
Centro Cultural de Paredes
6.º aniversário do Café Literário, com apresentação da 6.ª edição da Revista Cultural Orpheu Paredes (especial 25 de Abril). Apontamento musical e declamação de poesia por parte dos Amigos da Cultura.