• Abril 4, 2024

50 anos do 25 de Abril celebrados no novo Centro Cultural

50 anos do 25 de Abril celebrados no novo Centro Cultural

Haverá programação diversificada em diversos locais da cidade, de 5 de abril a 5 de maio.

O município de Paredes vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação para toda a comunidade, que inclui diversas iniciativas culturais que vão passar pela Biblioteca, Casa da Cultura e pelo novo Centro Cultural. A atividade comemorativa de “Abril” terá início dia 5 de abril e vai prolongar-se até 5 de maio.

Saliente-se que Paredes irá dispor de um novo Centro Cultural com auditório com capacidade para 500 lugares sentados e centro de congressos polivalente que permite acolher espetáculos e concertos com 2500 pessoas de pé, que resulta da transformação do antigo edifício da Adega Cooperativa num atrativo polo cultural e espaço de exposições e congressos da região, que irá ser estreado durante o mês de abril, com uma programação cultural diversificada para festejar a liberdade do 25 de Abril.

“Pensamos num programa cultural diversificado para celebrar os 50 anos da conquista da liberdade e aproveitar esta data emblemática para estrear o auditório principal do Centro Cultural”, revelou, citado em nota, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

Nesse sentido, o município criou um conjunto de atividades de entrada livre que vão chegar a diversos locais da cidade.  Assim, estão já agendadas várias exposições, apresentações de livros, um documentário e concertos, entre outras iniciativas.

 

Programação:

 

5 de abril, pelas 21h30

Biblioteca Municipal de Paredes

Café Literário com Maria João Castro, que antecede a inauguração da exposição “A Casa dos Livros Proibidos”, com curadoria de Paulo Jorge Teixeira e Sandra Melo, da Cooperativa do Povo Portuense.

 

5 de abril a 5 de maio

Biblioteca Municipal de Paredes

Exposição “A Casa dos Livros Proibidos” dia 5 de maio às 17h00 – Encerramento Conferência Cooperativismo de Paredes

 

6 de abril a 5 de maio

Casa da Cultura de Paredes

6 de abril – 17h00 – Inauguração da exposição coletiva “50 Anos: Itinerário da Liberdade”, com curadoria de Agostinho Santos. Com a presença do grupo masculino Cantares de Paredes.

25 de abril – 17h00 – Apresentação do Livro de Artista de Agostinho Santos e apontamento musical.

 

24 de abril – 21h30

Centro Cultural de Paredes

Apresentação do Livro 25 de Abril, 50 anos, 50 textos.

 

25 de abril

Rua António Araújo, Paredes (Escola Secundária de Paredes)

9h30 – Inauguração do mural coletivo Celebrar Abril – 50 anos. Cooperativa Árvore. Artistas: José Emídio, Alberto Péssimo, Acácio Carvalho, Susana Bravo. Alunos de Artes do Concelho.

 

25 de abril

Centro Cultural de Paredes

10h00 – Sessão Evocativa do 25 de Abril

12h00 – Concerto Acordai!

 

26 de abril – 21h30

Centro Cultural de Paredes

Espetáculo Artístico

Grupos de Teatro do concelho

Conservatório de Música de Paredes

Conservatório de Dança do Vale do Sousa

 

27 de abril – 21h30

Centro Cultural de Paredes

Concerto Cantar Abril

José Manuel David (piano e voz), Ruben Portinha (guitarra e baixo), Vasco Sousa (viola baixo), André Correia (bateria e percussões). Bandas Filarmónicas do concelho.

 

1 de maio – 16h00

Centro Cultural de Paredes

Documentário 50 anos, 50 minutos.

 

3 de maio – 21h30

Centro Cultural de Paredes

6.º aniversário do Café Literário, com apresentação da 6.ª edição da Revista Cultural Orpheu Paredes (especial 25 de Abril). Apontamento musical e declamação de poesia por parte dos Amigos da Cultura.