- Outubro 6, 2022
14 balcões do Serviço Nacional de Saúde vão estar disponíveis no concelho de Paredes
A população do concelho de Paredes vai ter acesso a vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da instalação de 14 balcões SNS 24 espalhados pelo concelho.
Os espaços vão estar disponíveis a partir desta sexta-feira, 7 de outubro, avança a autarquia em nota de imprensa.
Para além da unidade central instalada no edifício do Balcão Único, no Município de Paredes, os serviços do Balcão SNS 24 vão estar acessíveis nas juntas de freguesia de Paredes, Aguiar de Sousa, Beire, Cete, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Parada de Todeia, Rebordosa, Recarei, Sobreira, Sobrosa e Vilela.
Os Balcões SNS 24 pretendem “facilitar o acesso a serviços do SNS”, uma vez que permitem “aceder remotamente aos serviços digitais”, nomeadamente para agendar consultas, efetuar a renovação de receitas, consultar exames médicos e atualizar os dados de utente.
Para além de ser gratuito, o serviço é “muito prático e acessível para todos os que possam ter mais dificuldades em tratar destes procedimentos diretamente no Centro de Saúde”, refere a autarquia, em comunicado.
Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde,“o objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do SNS, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência”.
Os Balcões SNS 24 resultam de parceria com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os municípios, as juntas de freguesias e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).
A inauguração e assinatura do protocolo do Balcão SNS 24 acontece esta sexta-feira, às 11horas, no Município de Paredes, com a presença do presidente da câmara, Alexandre Almeida, do presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.