• Julho 18, 2022

12 personalidades e empresas homenageadas com Medalhas de Ouro

12 personalidades e empresas homenageadas com Medalhas de Ouro

O concelho de Paredes voltou a homenagear, esta segunda-feira, na sessão comemorativa do feriado municipal, um conjunto de personalidades e  instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e dignificação do concelho.

Este ano foram atribuídas 12 Medalhas de Ouro de Paredes em diferentes áreas, como ensino, empresas, dirigismo, desporto, cultura, saúde e educação.

Na área do ensino foi distinguido José Pedro Teixeira, aluno de Vilela, pelo mérito académico, empenho e dedicação às atividades extracurriculares, pela vitória em dois anos consecutivos do projeto “Nós Propomos” e pela participação no Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, enquanto representante do distrito do Porto na Fase Nacional do projeto.

Na área da educação e investigação científica, foram homenageados, Manuel Fernando Moreira da Silva, docente do ensino superior e Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP) e José Alexandre da Silva Pinto, Presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Na área empresarial, foram distinguidas três empresas: a Pint’Art Fotografia, a Cácio, a ELA, e a Joaquim Santos Tomás e Filhos, Lda.

Carlos Ramos, atleta da Sobreira que se sagrou recentemente campeão nacional de hóquei em patins no escalão sénior, e também Leonor Costa, campeã nacional de kickboxing -56kg foram os agraciados da área do desporto.

No dirigismo, foi distinguido António Pedro Silva, atual presidente do União Sport Clube de Paredes e na cultura foi homenageado José Corrêa Pacheco, um dos responsáveis pela “Monografia de Paredes”, a título póstumo.

Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) também recebeu a Medalha de Ouro de Paredes “pelo trabalho de proximidade aos concelhos e às populações abrangidas pela unidade de saúde e pelo empenho que denotou no combate à pandemia Covid-19”.

Na sessão solene realizada no Pavilhão Multiusos de Paredes, o presidente da câmara municipal frisou que esta é uma cerimónia singela, que passou a ter ainda mais significado no momento atual que atravessamos.

Alexandre Almeida reiterou que estamos a atravessar uma “época conturbada e de grande incerteza”, devido à pandemia da Covid-19, às alterações climáticas e à guerra na Europa.

“Todos nós a nível coletivo e individual estamos a viver um momento que requer uma adaptação constante e um foco ainda maior. Isso acontece na câmara municipal, onde somos confrontados com situações que até agora não estávamos habituados, como termos de encontrar infraestruturas para a vacinação em massa da população, os problemas da falta de água em algumas freguesias devido às alterações climáticas ou a falta de mão de obra e matérias-primas para as obras em curso. Temos de estar ainda mais focados naquilo que estamos a fazer”, frisou o autarca, garantindo que continua a ser necessário lidar com a pandemia e manter cuidados redobrados na gestão interna do município e na organização de eventos.

Ao nível das alterações climáticas, Alexandre Almeida fez questão de sublinhar que a decisão de resgatar a concessão de água e saneamento do concelho vai trazer à autarquia mais flexibilidade na realização dos investimentos que são necessários para suprir falhas de água em algumas freguesias e alargar a rede de saneamento existente.

O presidente da câmara disse ainda que “numa altura como esta é ainda mais relevante prestar estas homenagens”, que pretendem ser “um estímulo para os homenageados, por aquilo que representam para o concelho”, e “servir de exemplo para outros”.

 “Não tenho dúvidas nenhumas que o vosso legado vai-se refletir noutras pessoas que estejam ou não na mesma atividade e possam ver em vós exemplos e elevar uma vez mais o nome do concelho”, acrescentou.

A reportagem completa na próxima edição em papel de 28 de julho de 2022.