Última fase da nova ETAR de Arreigada já entrou em funcionamento

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: Câmara de Paços de Ferreira.

A última fase da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada entrou, esta segunda feira, 31 agosto, em funcionamento, com o arranque do tanque de tratamento biológico.

O momento foi assinalado com uma visita ao local do presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, o Vice-Presidente da Câmara de Paredes, Francisco Leal, o presidente da Junta de Lordelo, Nuno Serra, o secretário da Junta de Freguesia de Frazão/Arreigada, José Teixeira, e o vereador do ambiente da Câmara de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira.

Numa nota de imprensa enviada à comunicação social, a autarquia pacense explica que este “moderno e inovador sistema de ultrafiltração trabalhará de forma progressiva, com acréscimos diários de quantidades de afluente, até se atingirem os caudais de projeto, situação que ocorrerá, entre 4 a 6 semanas, findas as quais o sistema ficará a funcionar em pleno, com a entrega de todo o efluente devidamente tratado”.

Foto: Câmara de Paços de Ferreira.

No final de junho, depois da entrada em funcionamento dos novos tanques de arejamento, foram realizados ensaios de integridade dos módulos de membranas e a respetiva montagem no tanque de tratamento biológico, que entrou esta segunda-feira em funcionamento.

Na mesma nota, a câmara de Paços de Ferreira lembra que este é o maior investimento de sempre realizado pela autarquia, na ordem dos 5,1 milhões de euros, e vem colocar um ponto final em mais de 25 anos de sucessivos de graves problemas ambientais.

Com a entrada em funcionamento pleno, prevista para as próximas semanas, a nova ETAR assegurará a ampliação das linhas de pré-tratamento e de tratamento biológico, bem como da linha de lamas, garantindo o aumento da capacidade da ETAR para um volume médio de 10.000 m3/dia e um volume de ponta horária de 1.000 m3/dia.

Share This: