Socialistas elegem 5 vereadores contra 4 do PSD

Publicado em Publicado por: O Paredense

Foi desta que o Partido Socialista conseguiu conquistar a câmara municipal de Paredes, uma vitória histórica num município que era liderado pelo PSD desde 1993. O PS de Alexandre Almeida venceu as eleições com 50.35% dos votos, ficando o PSD de Rui Moutinho em segundo lugar, com 36.18% dos votos.

Em 3.º ficou o CDS, liderado por José Miguel Garcez, que somou 1881 votos nestas eleições (3.66%). A CDU passou para o 4.º lugar, com 2.87% dos votos.

Com estes resultados o PS conseguiu eleger 5 vereadores contra 4 do PSD.

O Movimento Positivo de Paredes, que candidatou Raquel Moreira da Silva à câmara municipal, obteve apenas 1124 votos, mas conseguiu ficar à frente do Bloco de Esquerda, que alcançou 1011 votos, 1,97%, ficando em último lugar nestas eleições.

O PS também venceu as eleições para a Assembleia Municipal, embora não tenha ficado com maioria quando somados os eleitos às juntas de freguesia com assento neste órgão. A candidatura socialista, encabeçada por Batista Pereira, obteve 24.603 votos (47.88%) e conquistou 14 mandatos. Já a candidatura do PSD, liderada por Alberto Soares Caneiro, conquistou 18.639 votos (36.27%), ficando com 11 mandatos.

Em 3.º lugar ficou o CDS, com 4.39% dos votos, que manteve um membro na assembleia municipal. Já a CDU, que tinha 3 elementos, perdeu representatividade neste órgão, obtendo apenas um mandato nestas eleições. Na prática o partido fica com dois lugares na assembleia municipal, já que manteve a junta de Parada de Todeia.

E neste retrato das juntas de freguesia, o PS foi o único a reforçar os resultados de 2013, conquistando 8 juntas (Aguiar de Sousa, Astromil, Baltar, Paredes, Rebordosa, Recarei e Sobreira). O PSD acabou por vencer o maior número de freguesias, 9, embora tenha perdido Baltar, Paredes, Astromil e Aguiar de Sousa para o PS.

A Coligação Democrática Unitária (CDU e PEV) manteve o seu bastião em Parada de Todeia, embora tenha vencido com 27 votos de diferença para o PSD, a segunda força mais votada.

Apenas 4 das 18 freguesias do concelho votaram em Rui Moutinho do PSD para a câmara municipal. O PS venceu com uma diferença de 7284 votos para o PSD.

 

Share This: