“Serragem da Velha” em Rebordosa esta sexta-feira

Publicado em Publicado por: O Paredense
Cortejo etnográfico sai de Guimbra, pelas 20h30, e termina na Praça da Comunidade. (Créditos Fotográficos: Paulo Pinheiro)

Cortejo etnográfico sai de Guimbra, pelas 20h30, e termina na Praça da Comunidade. (Créditos Fotográficos: Paulo Pinheiro)

A tradição volta a cumprir-se em Rebordosa, esta sexta-feira, com a “Serragem da Velha” a sair às ruas da cidade a partir das 20h30. O cortejo sai do lugar de Guimbra, e passa pelos principais lugares da freguesia, terminando na Praça da Comunidade, onde a velha será queimada juntamente com os seus pertences.

O cortejo etnográfico cumpre uma tradição pagã há mais de 80 anos, atraindo à cidade centenas de curiosos para assistir ao funeral da velha, que é transportada num caixão de madeira com mais de 10 metros de comprimento. Com ela seguem vários carros alegóricos, carpideiras, bombos e outras tantas personagens que cumprem um ritual fúnebre pagão, com alguma sátira à mistura.

Depois de percorrer cerca de 8 quilómetros, o caixão é deixado na Praça da Comunidade, para ser lido o testamento e para se queimar a velha juntamente com os seus pertences.

Este ano o cortejo é organizado pela Comissão de Festas de Rebordosa 2017, com o apoio da junta de freguesia, e conta com mais de 50 figurantes.

Share This: