Semana Santa e Páscoa celebrada de forma diferente

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: DR

Foto: DR

Em tempos de pandemia e com a impossibilidade de celebrar a Semana Santa e a Páscoa em comunidade, o Padre Arlindo Rafael, pároco das paróquias de Castelões de Cepeda e Madalena, no concelho de Paredes, pede aos paroquianos que celebrem esta data, criando em casa um “Cantinho da Oração”, com uma cruz ou uma imagem de santo de devoção e uma vela.

“Esse cantinho da oração deve ser colocado junto a uma televisão ou computador para assistirem às celebrações da Semana Santa com esse espírito Cristão”, refere o pároco, acrescentando:

“Outras dioceses estão a optar por colocar símbolos no exterior, mas nós optamos por celebrar dentro das nossas casas, conforme nos é pedido neste momento de pandemia. Quem quiser pode depois partilhar o seu ‘Cantinho da Oração’ nas redes sociais”.

Este espaço deve ser construído com a criatividade e o carinho de toda a família, incluindo as crianças, que os pais podem pedir para pintarem algum episódio dos evangelhos ou uma imagem de algum santo.

As famílias podem acompanhar em casa as celebrações, que vão ser transmitidas em direto no site (www.paroquiadecasteloesdecepeda.pt) e no facebook da paróquia.

Nos momentos da comunhão espiritual todos são convidados a rezar em conjunto de uma forma virtual. Na sexta-feira Santa a dinâmica será diferente, com a oração a ser feita no momento da adoração da cruz. Os textos para a oração estão disponíveis do facebook da paróquia.

As celebrações começam no próximo domingo, 5 abril, o Domingo de Ramos, com a transmissão em direto do Tríduo Pascal, às 10 horas.

Quinta-feira, 9 abril, às 21 horas será celebrada a Missa da Ceia do Senhor e no sábado (11 abril) a Vigília Pascal, às 21 horas. No Domingo de Páscoa (12 abril) a missa será transmitida a partir das 10 horas.

Devido à Covid-19 a igreja não irá celebrar, de forma tradicional, a Páscoa, tradição que juntava famílias, aguardando a chegada do Compasso.

A proposta é que se faça, de forma diferente, a mesma manifestação de fé.


Mensagem Padre Rafael:

“Mesmo em casa a Páscoa acontecerá sempre e nós os Cristãos devemos vive-la desta forma, mas sempre com muita fé. Não podemos estar juntos nas celebrações, mas continuamos a estar unidos neste espírito de Cristo Ressuscitado”.


Share This: