Semana do Ambiente sensibilizou crianças e jovens para preservação da natureza

Publicado em Publicado por: O Paredense

A iniciativa promovida pelo município envolveu centenas de crianças e jovens em várias ações e atividades ligadas à proteção do ambiente. Jardim-de-Infância de Estrebuela participou numa caminhada para conhecer as espécies animais e vegetais do parque da cidade.

“Gostei muito da borboleta, da abelha e do sapo”, diz a pequena Carolina, de 4 anos, enquanto os colegas do Jardim de Infância de Estrebuela se preparam para pintar numa tela todos os animais que viram durante o passeio ao parque da cidade de Paredes, no Dia Mundial da Biodiversidade.

Esta foi uma das muitas atividades ligadas ao ambiente e à natureza que centenas de crianças e jovens de várias escolas do concelho puderam vivenciar durante a Semana do Ambiente, que decorreu de 20 a 25 de maio.

“A caminhada serviu para verem algumas espécies da biodiversidade e o desafio é que consigam traduzir na linguagem deles, o desenho, aquilo que viram e que fiquem despertos para a proteção dessas espécies e do ambiente”, explica João Costa, do departamento do ambiente da câmara de Paredes.

Além da borboleta, da abelha e do sapo, estes pequenos investigadores da natureza avistaram pássaros, peixes, formigas, cigarras, rãs e até um ninho de melros e aprenderam mais sobre estas espécies e a sua interação com a natureza. Para as crianças, esta foi sem dúvida uma atividade enriquecedora.

 

Leia a reportagem completa na edição e papel de 30 de maio de 2019 ou subscreva a edição online.

Share This: