Secretário de Estado vai estar nas Jornadas da Educação em Lousada

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, vai estar em Lousada para a abertura das Jornadas da Educação, que vão decorrer nos dias 9 e 10 de setembro, na escola secundária de Lousada.

A sessão de abertura contará ainda com a presença do presidente da câmara municipal, Pedro Machado.

“Garantir a integridade da Escola Pública em tempos de crise” é o mote para a sétima edição das jornadas, sendo a conferencia de abertura apresentada pelo professor Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação.

O primeiro painel, cujo tema é “A Escola que temos hoje (das mudanças forçadas às suas consequências)”, conta com as intervenções de Ana Isabel Lage, psicóloga clínica, Ana Luísa Melo, da Universidade Católica, e de José António Moreira, da Universidade Aberta.

A moderação ficará a cargo de António Campos, Diretor do Centro de Formação de Associação das Escolas (CFAE) Sousa Nascente.

Durante a tarde serão realizadas oficinas temáticas, como “E-Privacidade”, com Tito de Morais, “O xadrez enquanto recurso pedagógico”, com Vítor Cardoso, da Escola Secundária de Felgueiras, e “Paisagem Protegida do Sousa Superior”, dinamizada por Milene Matos, da Câmara Municipal de Lousada.

Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico, vai apresentar o Centro de Interpretação da Rota do Românico, Andriana Hamivka vai ter a seu cargo a oficina “Escrita faseada: uma experiência”, e “Do Graffiti à Street Art: arte no espaço público” é o tema exposto pelo Frederico Sousa, do Colectivo Rua.

Na quinta-feira, dia 10, os trabalhos têm início com a conferência com o Prof. Carlos Fiolhais, da Universidade Católica, intitulada “A Escola e as Novas Tecnologias num tempo de pandemia”.

Rui Correia, da Global Teacher Prize Portugal 2019, prossegue com o tema “Perceberam?”. O segundo painel vai debruçar-se sobre “Que Escola vamos ter no futuro (das adaptações necessárias aos novos desafios) e conta com as prestações de António Teodoro, da Universidade Lusófona, Eduardo Lemos, do Conselho das Escolas, e Jorge Ascenção, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais. A moderação vai estar a cargo de António Augusto Silva, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada.

As VII Jornadas da Educação de Lousada são uma organização conjunta do Centro de Formação de Associação das Escolas (CFAE) Sousa Nascente e da Câmara Municipal de Lousada, contando com o apoio da CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Juntam-se também a esta organização as direções dos quatro Agrupamentos de Escolas deste Concelho e de várias personalidades do mundo académico. As Jornadas são acreditadas como formação contínua de 12 horas.

Share This: