Secretário de Estado inaugurou Unidade Destacada dos Bombeiros de Cete

Publicado em Publicado por: O Paredense
Secretário de Estado e o presidente da câmara a inaugurar a obra

Secretário de Estado e o presidente da câmara a inaugurar a obra

O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, inaugurou no dia 29 de abril a Unidade Destacada dos Bombeiros Voluntários de Cete, localizada em Recarei.

Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves

O secretário de Estado da Proteção Civil em Recarei

A infraestrutura vai ter sete bombeiros em permanência, 24 horas por dia, para servir melhor a população daquela zona sul do concelho e responder de forma mais eficaz às ocorrências registadas na maior área florestal do concelho de Paredes.

Em Recarei, o Secretário de Estado deixou elogios à iniciativa do município de investir num equipamento que vai aproximar os bombeiros e melhorar o socorro às populações e que se enquadra naquela que é a estratégia do governo para a Proteção Civil.

Presidente da direção dos bombeiros de Cete a oferecer uma lembrança ao governante

Bombeiros de Cete ofereceram uma lembrança ao governante

“A dimensão de proximidade é exatamente aquilo que desejamos nesta reforma da Proteção Civil. Precisamos de estar próximos das pessoas. E para isso precisamos das corporações de bombeiros que representam bem o sistema de proteção civil que se foi desenvolvendo em Portugal ao longo de dois ou três séculos”.

Na sua intervenção, o governante respondeu ainda ao repto lançado pelo comandante Noel Ferreira, para a criação de um Posto de Emergência Médica na associação humanitária, que no ano passado respondeu a 1100 pedidos de emergência pré-hospitalar e espera este ano atingir as 1400 ativações.

Unidade Destacada BV Cete em Recarei

Unidade Destacada BV Cete em Recarei

O comandante dos Bombeiros de Cete manifestou também ao governante a sua preocupação quanto ao “envelhecido parque de viaturas da corporação, que a curto prazo precisa de ser renovado, nomeadamente as viaturas pesadas de combate a incêndios” e apontou ainda para a necessidade de criar pelo menos uma equipa de intervenção permanente.

A Unidade Destacada dos Bombeiros de Cete foi construída pela câmara de Paredes num terreno cedido pela junta de Recarei e implicou um investimento de 100 mil euros. O presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, considerou a “obra de vital importância para o sul do concelho”, onde está localizada a maior mancha florestal – com cerca de 18 hectares abrangendo as freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira. Tem-se verificado que as freguesias da Área dos BV Cete apresentam valores mais altos de área ardida nas freguesias de Aguiar de Sousa e Recarei, com destaque para o elevado número de ocorrências verificado na freguesia de Cete”.

 

Leia a reportagem completa na edição em papel de 3 de maio de 2018 ou subscreva a edição online.

Share This: