Santos Grácio homenageado nas comemorações do 25 de Abril

Publicado em Publicado por: O Paredense

Texto escrito por Cristina Borges. 

As comemorações dos 45 anos do 25 de Abril culminaram com o descerrar de uma placa em memória de Santos Grácio, que dá agora nome ao, até então, conhecido “Largo da feira”. A mudança do nome para “Praça Santos Grácio” foi a forma que a Câmara Municipal de Paredes encontrou para homenagear o “paredense de coração”, que tanto lutou pela liberdade e pela democracia e que, em 1958, à passagem do General Humberto Delgado, por Paredes, fez ouvir a sua voz exclamando: “Meu General, estamos fartos de ditadura. O povo precisa de pão e liberdade”.

A homenagem foi realizado após a habitual sessão solene realizada no salão nobre da câmara municipal de Paredes, que contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Batista Pereira, do presidente do Município, Alexandre Almeida, e dos vereadores dos vários pelouros, e ainda com os representantes dos partidos políticos. À cerimónia assistiram diversos autarcas e cidadãos paredenses.

Baptista Pereira foi o primeiro a usar da palavra e definiu o 25 de Abril como “o despertar de Portugal para o mundo”, mundo esse que estava afastado por um regime “puritano e hipócrita, discricionário, altamente corrupto e falsamente protetor”.
Leia a reportagem completa na edição em papel de 2 de maio de 2019 ou subscreva a edição online.

Share This: