Reportagem: Ensinamentos para a formação de jogadores

Publicado em Publicado por: O Paredense
Manuel Sousa, Aliança de Gandra

Manuel Sousa, Aliança de Gandra

Texto de Cristina Borges.

Atleta desde os 12, treinador há 7 anos. Manuel Sousa regressou esta temporada ao Aliança de Gandra depois de uma época na formação do Freamunde. A sua ligação ao clube gandarense começou com um convite informal para participar enquanto treinador no Torneio Rui Barros. A partir daí ganhou o gosto pela liderança e acompanhou a equipa na escola de futebol “Gandrinhas”, no escalão de sub 6. Com 27 anos, assume agora funções como treinador dos iniciados e coordenador da formação do clube.

Numa altura em que arrancam as provas dos jogadores jovens, fomos conversar com o coordenador que nos revelou as “peças chave” para um trabalho de excelência na formação de atletas.

Manuel Sousa começa por confessar: “Eu nunca imaginei ser treinador e agora arrependo-me, porque podia e devia ter estado mais atento aos ensinamentos que me foram dados enquanto jogador. Teria aprendido mais. Perceber como se faz e por que razão se faz é muito importante para um jogador”. Atualmente, com o Grau I de treinador, o técnico e coordenador “não quer ficar por aqui” e pretende continuar a sua formação enquanto treinador.

A reportagem completa na edição em papel de 3 de outubro de 2019 ou na

Share This: