PS alcançou vitória histórica em Paredes

Publicado em Publicado por: O Paredense

Paredes vai ter, pela primeira vez, um executivo socialista na câmara municipal. Alexandre Almeida venceu as eleições com 50,35% dos votos (25.885) contra 36,18% (18.601) do candidato do PSD, Rui Moutinho.

Na noite das eleições, há 4 anos, o PS ficou muito perto de ganhar a câmara de Paredes, com uma diferença de 58 votos para o PSD. Desta vez os resultados foram bem diferentes e apontaram para uma “vitória clara” dos socialistas, que obtiveram mais 7284 votos que o PSD.

O slogan de “mudança” conquistou a maioria dos eleitores e o PS saiu a sorrir desta noite eleitoral. “As pessoas perceberam que a mensagem de mudança e de verdade impunha-se na política em Paredes. E como tal mobilizaram-se para trazer essa mudança para o concelho”, disse Alexandre Almeida, falando da votação expressiva que o PS teve para a câmara e assembleia municipal.

Foi uma noite de emoções fortes para Alexandre Almeida, o presidente eleito para presidir ao município nos próximos 4 anos. O primeiro grande momento foi a revelação do resultado em Vila Cova de Carros, onde o PS venceu para a câmara.

Depois com os resultados na Sobreira, Rebordosa, Lordelo e Paredes os socialistas tiveram a confirmação da vitória que esperavam. Ainda assim, Alexandre Almeida mostra-se surpreendido com a dimensão do resultado. “Surpreendeu-me a dimensão da vitória, porque o PSD fez uma campanha fortíssima, com meios que não estavam ao nosso alcance”, assume.

Após estarem contados todos os votos, Alexandre Almeida sentiu que tinha “atingido um objetivo”, mas teve também a noção da responsabilidade que vai assumir nos próximos 4 anos. “As pessoas acreditaram nas nossas capacidades para mudar o paradigma. Agora temos de mostrar que somos uma verdadeira alternativa ao caminho que foi seguido até aqui”, assume.

Para o PS a noite só podia ser de festa Os festejos começaram no hotel onde a comitiva socialista estava instalada e seguiram depois para o parque José Guilherme, em Paredes.

Da varanda da câmara municipal, Alexandre Almeida e os vereadores eleitos saudaram os milhares de pessoas que ali se juntaram para festejar. O edifício dos Paços do Concelho estava fechado e por isso o novo presidente e os vereadores tiveram de subir à varanda do edifício por uma escada amovível.

Num corre-corre de telefonemas, beijinhos, abraços e cumprimentos, Alexandre Almeida só conseguiu jantar já de madrugada. Depois regressou a casa com a família para tentar dormir algumas horas, porque no dia seguinte já tinha compromissos agendados na câmara de Paredes.

Novo presidente promete trabalho e empenho

Apesar de ter recebido, durante a noite eleitoral e no dia seguinte, centenas de telefonemas e mensagens de parabéns, incluindo do adversário Rui Moutinho, com quem teve uma conversa cordial ao telefone, Alexandre Almeida assume que só vai sentir que é líder da autarquia quando começar a trabalhar para implementar as ideias que propôs para o concelho

O socialista diz que a população deu o seu voto de confiança a um projeto abrangente, com ideias para revitalizar a cidade de Paredes, potenciar as freguesias do sul do concelho e as freguesias onde estão concentradas as maiores indústrias. “Agora é preciso mostrar que não se engaram”, sublinha.

E é por isso que Alexandre Almeida pretende honrar, já em novembro, a promessa que assumiu na campanha eleitoral, devolvendo as famílias a verba gasta com os manuais escolares. Além disso, o novo presidente pretende inteirar-se de todos os dossiers da câmara municipal, para saber que compromissos terá de pagar em breve, nomeadamente em relação ao Complexo das Laranjeiras e às obras que foram feitas pelo atual executivo.

Outras das prioridades passa pela realização de uma auditoria às contas da câmara.

Share This: