Presépio de São Luís de Beire faz 30 anos

Publicado em Publicado por: O Paredense
A família Teles dedicou os últimos anos à construção de um presépio que atrai, todos os anos, milhares de pessoas a Beire

A família Teles dedicou os últimos anos à construção de um presépio que atrai, todos os anos, milhares de pessoas a Beire

A família Teles dedicou os últimos 30 anos à construção de um presépio que, todos os anos, traz a Beire, freguesia do concelho de Paredes, milhares de pessoas. O projeto começou a ser construído pelo patriarca da família, Domingos Teles, em 1986. Com a sua morte em 2015, a família decidiu continuar a tradição. Este ano o presépio de São Luís de Beire completa 30 anos e voltou a abrir ao público com milhares de peças.

Presépio gigante é iluminado por mais de 1890 lâmpadas.

Presépio é iluminado por mais de 1890 lâmpadas.

São mais de 960 santos, 595 ovelhas, 430 bonecos de caco, 300 peças de artesanato, 1890 lâmpadas e 780 fitas e bolas de decoração que dão corpo a este presépio gigante.

Os milhares de peças ocupam a garagem e o terraço da casa da família Tele. Quem visita o espaço pode ver várias recriações de cenas bíblicas antes do nascimento de Jesus Cristo, como o Adão e Eva no paraíso e o casamento de Nossa Senhora, as figuras de Jesus Cristo com a Sagrada Família, a fuga para o Egipto, o palácio do Rei Herodes, cenas da Última Ceia com os apóstolos, o Calvário, o caminho de Jesus até à cruz e a Ressurreição.

É um dos presépios mais emblemáticos da região e pode ser visitado até 31 de janeiro. A entrada é gratuita.

 

Leia a reportagem completa na edição em papel de 29 de dezembro de 2016 ou subscreva a edição online.

Share This: