Parque das Serras do Porto é um ativo importante para região sublinha Secretária de Estado do Turismo

Publicado em Publicado por: O Paredense
A Secretária de Estado do Turismo, com o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro (à esquerda) e o presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida (à direita)

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, visitou esta sexta-feira, 9 outubro, o Parque das Serras do Porto que considerou ser um ativo importante da região que deve ser trabalhado e acarinhado para se tornar ainda mais forte.

Em declarações aos jornalistas na Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, Paredes, Rita Marques salientou que “o Parque das Serras do Porto está muito próximo de um importante centro urbano e pode afirmar-se enquanto um destino turístico de natureza”.

A governante assumiu ainda que há investimentos neste território que podem ser alavancados com os fundos comunitários que estão para chegar da Europa e que o Governo tem estado a trabalhar com os territórios para identificar ativos que possam ser qualificados e convertidos em polos atrativos turísticos. “É isso que gera emprego e riqueza e satisfação nas populações locais. E por isso a resposta é claramente afirmativa”, vincou Rita Marques.

“Estamos sempre há procura de projetos que atestem uma eficiência coletiva. Neste caso estamos a falar de três municípios, o que por si só é uma característica singular e diferenciadora face a outros projetos que conheço. É de felicitar esta junção de vontades dos municípios e nós cá estaremos para trabalhar lado a lado e ajudar a financiar o desenvolvimento deste projeto”.

O atual presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto e presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, reforçou a importância desta visita no âmbito da estratégia traçado para o projeto. “Numa primeira fase fizemos estudos para conhecer o parque e estudar todos os aspetos que podiam ser valorizados, numa segunda fase partimos para a qualificação, com a estratégia das rotas espalhadas pelo território e a limpeza das margens dos rios que já começamos a fazer com alguns projetos. Para acentuar não só a promoção como a qualificação deste território é importante que tenhamos o Governo ao nosso lado para nos apoiar financeiramente e continuar a promover e sobretudo a qualificar este parque”.

A visita da Secretária de Estado do Turismo ao Parque das Serras do Porto começou em Paredes, no parque da Senhora do Salto, mas passou pelos municípios de Gondomar e Valongo, terminando na Sede do Parque das Serras do Porto, em Valongo, com a visualização de um vídeo sobre o projeto e a degustação de produtos locais.

A visita contou com a presença do presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto e presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, os presidentes das câmaras de Valongo e de Gondomar, José Manuel Ribeiro e Marco Martins, e ainda o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

Rota do Românico é um projeto de referência nacional

Em Paredes, a Secretária de Estado do Turismo elogiou ainda outro projeto matriz da região, a Rota do Românico, que classificou como um projeto inspirador para a região e para o país.

A governante visitou esta manhã o Centro de Interpretação da Rota do Românico, em Lousada, e assumiu que há muito trabalho desenvolvido e que pode ser inspirador para outras Rotas e outros trilhos que estão a ser trabalhados a nível nacional.

“Mais do que um projeto inspirador para a região entendo que pode e deve ser um projeto inspirador para o país e quem sabe a nível internacional também. A Rota do Românico começou com seis municípios, nesta altura tem 12 e existem boas perspetivas para se juntarem mais nove e isso só demonstra o carater, a dimensão vida e a força do projeto que suscita tanto interesse por parte dos municípios”.

Share This: