Paredes recebe primeira etapa do GPS – EPIC Samsys 2019 em BTT

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: GPS - EPIC Samsys

Foto: GPS – EPIC Samsys

O concelho de Paredes vai acolher, pela primeira vez, a etapa inaugural do evento de BTT, GPS – EPIC Samsys 2019, um passeio turístico em BTT que aproveita para contemplar a natureza, paisagem e monumentos localizados por onde passa. A prova realiza-se no próximo sábado, 23 de fevereiro, e vai reunir cerca de 500 participantes, que iniciam e terminam a “aventura” no Quartel dos Bombeiros de Cete.

Em Paredes, o GPS – Epic Series vai percorrer e conhecer a “Rota do Ouro – Aldeia Dourada”, passando pelo Mosteiro de Cete, as Minas de Castromil, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e ainda pelo Parque Natural da Senhora do Salto.

A organização está a cargo de Bruno Bartes, um dos mentores do evento, e conta com o apoio do Município de Paredes e das Juntas de Freguesia de Cete, Aguiar de Sousa e Sobreira. A iniciativa vai dar a conhecer a História das Minas de Ouro, em pleno Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas.

Bruno Bartes, da Associação Penafiel Bike Clube, recorda que “este conceito de passeio de BTT foi criado em janeiro de 2011. Com razoável grau de dificuldade e orientação exclusiva por GPS, em autonomia total”. “Trata-se de um evento de custos reduzidos quer para a organização quer para os participantes e, no caso de Paredes, aliado à componente solidária do almoço a reverter para os Bombeiros Voluntários de Cete”.

O percurso é de 40 ou 60 quilómetros, à escolha dos participantes, não deixa pegada ecológica uma vez que os trilhos são registados via GPS com os participantes a passarem também pela Gruta das Banjas, antigas minas de ouro construídas a pulso pelos nossos antepassados, seguindo para as minas das Banjas, onde encontram ainda vestígios dos carris usados pelas vagonetas.

Depois de Paredes seguem-se as etapas em São Pedro do Sul, Freamunde, Marco de Canaveses, Baião, Monção e Arganil. A última etapa do GPS – EPIC Samsys 2019 está prevista para dia 14 de dezembro, na Gralheira, em Cinfães.

Share This: