Paredes adere à Semana Europeia da Mobilidade

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Município de Paredes vai apresentar na próxima segunda-feira, 2 de setembro, o plano de atividades para a Semana Europeia da Mobilidade, evento evocativo do “transporte urbano sustentável” celebrado todos os anos na Europa. A sessão está agendada para as 17h30, no salão nobre da Câmara Municipal,

A Semana Europeia da Mobilidade irá decorrer de 16 a 22 de setembro, tendo como tema a “Mobilidade Inteligente. Economia Forte.”

A iniciativa tem como propósito “alertar para o planeamento e benefícios da utilização eficiente dos transportes”, visando ainda “chamar à atenção das autoridades locais e dos cidadãos para as medidas da mobilidade sustentável e inteligente, como um investimento para a Europa”, refere o município em nota de imprensa.

Na semana de 16 a 22 de setembro estão previstas diversas atividades dedicadas à mobilidade urbana sustentável, com o objetivo de promover a utilização de transportes que incentivam à mudança de comportamentos e a experimentar alternativas ao uso diário do automóvel particular.

A 22 de setembro assinala-se o “Dia Europeu Sem Carros”, iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade, que, anualmente, apela à necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades.

Nesta data são realizadas ações de sensibilização que visam essencialmente “a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, com o intuito de aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte mais “amigas do ambiente””, refere a mesma nota.

Durante todo o dia, as cidades fecham uma ou várias zonas ao trânsito automóvel, permitindo apenas a circulação de peões, ciclistas e transportes públicos.

 

Share This: