Padre Vitorino Soares nomeado bispo auxiliar do Porto

Publicado em Publicado por: O Paredense

O padre de Castelões de Cepeda e Madalena, Paredes, Vitorino Soares, foi esta quarta-feira nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo auxiliar do Porto.

Em declarações à Renascença, o pároco diz ter recebido a notícia “com grande perplexidade”, mas também com um duplo sentimento de “alegria e de temor, tendo em conta este serviço que me é pedido e que Deus vê em mim”.

O primeiro grande objetivo, assume, é “colaborar e ser fiel ao bispo titular do Porto”, D. Manuel Linda.

À Renascença, o futuro bispo auxiliar da diocese do Porto admite que a sua experiência de dez anos no Secretariado Diocesano da Juventude também lhe permitiu “conhecer um pouco a realidade do Porto”, e que “os 25 anos como pároco também o ajudaram “a ser pastor, e a estar com as pessoas, acompanhá-las”.

Nesta entrevista, o sacerdote diz ainda que vai tentar “levar por diante a proposta do Papa Francisco”, e como bispo ser aquele que muitas vezes “vai à frente do povo para abrir caminho e apontar uma estrada, manter a esperança, mas também que se mete no meio do povo de forma simples e misericordiosa” e que outras tantas vezes “vai atrás acompanhando os últimos, os que têm mais dificuldade em andar”.

Ainda não é conhecida a data da ordenação episcopal.

Share This: