Novo bispo auxiliar do Porto: “Espero conseguir ser fiel a esta aposta que fazem em mim”

Publicado em Publicado por: O Paredense

O padre de Castelões de Cepeda e Madalena, Paredes, Vitorino Soares, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo auxiliar do Porto e a ordenação episcopal deverá acontecer a 29 de setembro.

Vitorino Soares confessa ter ficado surpreso quando recebeu a notícia da escolha do Papa Francisco para bispo auxiliar do Porto. “Reagi à minha maneira. Não conseguia falar e chorei. Pensei durante algum tempo e, depois de consultar Deus, e parecer-me que era isso que ele queria de mim, acabei por responder afirmativamente, mas sempre com receio, porque uma coisa é ser padre outra é ser bispo e, no entanto, isto vem na sequência de ser padre. Não é uma opção nova. É a mesma resposta para um serviço novo que me foi pedido”.

Sendo esta nomeação um “novo desafio”, D. Vitorino Soares admite que há sempre o receio de não corresponder àquilo que esperam de si, mas garante estar disposto a servir. “Deus fala através da igreja e das pessoas e espero conseguir ser fiel a esta aposta que fazem em mim. E que me possa sentir bem e feliz na decisão, para conseguir ajudar os outros”.

O futuro bispo auxiliar do Porto acredita que esta opção do Papa Francisco serviu para deixar uma marca que no está relacionada com a imagem de pastor que Vitorino Soares foi criando como pároco nos últimos 25 anos.
Leia a entrevista completa na edição em papel de 25 de julho de 2019 ou subscreva a edição online.

Share This: