Novo ano letivo já arrancou com regras mais apertadas nas escolas

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: Câmara Municipal de Paredes.

Arrancou oficialmente esta semana o novo ano letivo, com milhares de alunos a regressarem às aulas presenciais pela primeira vez desde o início da pandemia. Nas escolas de todo o país foram criadas novas medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus.

Algumas normas, como a definição de circuitos de circulação, o uso obrigatório de máscaras ou a higienização dos espaços, são transversais a todos os estabelecimentos de ensino, mas existem soluções adaptadas às características de cada escola.

No concelho de Paredes, por exemplo, o Agrupamentos de Escolas de Paredes seguiu todas as indicações da Direção-Geral da Saúde e do Ministério da Educação e optou pelo desdobramento das turmas em função do ano de escolaridade.

Os alunos do 5.º ano têm aulas de manhã e os do 6.º ano vão ter aulas de tarde. No caso do 7.º como o programa curricular é mais extenso os alunos terão aulas de manhã e de tarde. O mesmo acontece com a turma do 9.º ano do curso profissional.

Além do desfasamento de horários para os alunos, foram definidos os circuitos de circulação tanto no exterior como no interior das escolas do agrupamento e foi transmitida a toda a comunidade escolar o Plano de Contingência do Agrupamento, aprovado pela Delegada de Saúde.

A reportagem completa na edição em papel de 17 de setembro de 2020 ou na edição online.

Share This: