Município disponibiliza linha de apoio psicológico para população idosa

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: Câmara Municipal de Paredes.

A câmara municipal de Paredes criou uma linha gratuita de apoio psicológico para apoiar a comunidade mais idosa do concelho.

O objetivo é “acompanhar e minimizar o isolamento dos idosos que frequentavam os centros de dia e que, agora, permanecem nas suas residências por força da pandemia”.

Cerca de 30 idosos já receberam acompanhamento psicológico, tendo sido inscritos por Instituições de Solidariedade Social do concelho. “Mas qualquer pessoa que pretenda apoio psicológico pode usufruir do serviço”, garante a autarquia. O contacto telefónico é o 966245525.

O projeto “Apoio Psicológico/Voz Amiga” conta com uma equipa de cinco psicólogas para falar diretamente com os utentes, através de chamada telefónica diária, mas está também previsto apoio presencial em casos especiais.

A missão é “apoiar a comunidade paredense ao assegurar o acesso equitativo e gratuito a intervenção psicológica no atual cenário da pandémico”, sublinhou a vereadora da Ação Social Beatriz Meireles, citada na nota de imprensa do município.

Através de um outro Projeto de Teleassistência, a câmara municipal apoio ainda 47 idosos com mais de 60 anos e que são suficientemente autónomos para viverem sós, que querem preservar a sua autonomia ou que não têm família, através de um contacto semanal.

“É um programa que melhora a qualidade de vida dos nossos idosos, uma vez que alia a utilidade, às novas tecnologias e ao serviço de proximidade a uma população venerável à solidão e tão carente de afeto e de atenção”, defende a vereadora Beatriz Meireles.

Share This: