Município cria circuito de azulejos da cidade de Paredes

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou na passada sexta-feira, 12 de abril, na Casa da Cultura de Paredes, a exposição “Azulejos em Paredes”, de Alberto Guimarães, informou a autarquia.

Paralelamente à exposição foi criado um circuito pela cidade de Paredes que permite ao visitante percorrer as ruas e observar a variedade de azulejaria existente. “O circuito reúne um conjunto de locais que se destacam pelo colorido, pelo brilho e ornamentações, tudo oferecido pelas várias fachadas revestidas a azulejo padrão”.

Cita na nota de imprensa, a vereadora da cultura Beatriz Meireles garante que “esta exposição e o lançamento deste circuito representam um trabalho apurado de classificação de azulejos, como património integrado na cidade de Paredes e da sua paisagem. Este  património merece ser visto e preservado.”

Refira-se que a presença dos brasileiros de torna-viagem, em finais do século XIX e do desenvolvimento industrial, a cidade apresenta edifícios de arquitetura ímpar e construções com a inclusão de sinais de ostentação, azulejo padrão a revestir as fachadas, qualificaram os edifícios no binómio forma/função e legaram-nos indícios identitários da história de Paredes.

Na década de 60, Paredes viu de novo partir para outros destinos pessoas em busca de uma vida melhor. Essa série de emigrantes, no seu regresso, trouxe influências que deixam marcas na paisagem da cidade.

A exposição “Azulejos em Paredes” pode ser visitada até 12 de maio, na Casa da Cultura.

Share This: