Ministro elogiou escola de Paredes pelo projeto educativo inovador

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Ministro da Educação visitou, na semana passada, na abertura do novo ano letivo, a escola Básica EB 2/3 de Cristelo, assinalando o sucesso educativo desta escola, onde no último ano letivo, o 4.º e 6.º anos tiveram taxa zero de reprovações.

Desde há três anos que o Agrupamento de Escolas de Cristelo faz parte de um Projeto-piloto de Inovação Pedagógica para combater o insucesso escolar, tendo recebido maior liberdade para reorganizar turmas, horários, matriz curricular, programas, entre outros.

Ali estudam cerca de mil alunos do pré-escolar ao 9.º ano e no último ano letivo não houve reprovações no final do 4.º e 6.º anos de escolaridade. No 9.º ano houve apenas 7% dos alunos retidos, quando há três anos eram 33%.

Além da redução das taxas de retenção o diretor do agrupamento, Mário Rocha, diz que o projeto resultou também na melhoria da excelência educativa. “Há três anos tínhamos 48% de alunos sem negativas, ou seja, com sucesso pleno em todas as disciplinas. Hoje temos cerca de 80% e uma taxa de alunos com quatros e cincos que aumentou um terço”.

Este ano a escola terá também uma nova mudança no calendário, adotando quatro períodos escolares. Os alunos serão avaliados de oito em oito semanas, ficando com uma semana de férias entre cada período de avaliação.

A notícia completa na edição em papel de 19 de setembro de 2019 ou na edição online.

Share This: