Ministro do Ambiente inaugurou nova unidade de triagem de Lustosa

Publicado em Publicado por: O Paredense
FOTO: Ambisousa

FOTO: Ambisousa

A nova unidade de triagem de Lustosa, em Lousada, vai permitir reforçar a recolha seletiva e triagem de resíduos urbanos na região, com recurso a novos equipamentos e a mais recente tecnologia de separação automatizada.

O equipamento foi inaugurado no passado dia 8 de março pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes e o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e resulta de um investimento superior a seis milhões de euros realizado pela Ambisousa – Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, com o apoio de fundos comunitários.

A obra permitiu passar para quase o dobro a área coberta do equipamento, (que tem agora mais de três mil metros quadrados) e também reforçar a triagem de resíduos provenientes da recolha seletiva.

Em 2016, a Ambisousa avançou com uma candidatura ao POSEUR para reforçar a recolha seletiva e triagem de resíduos urbanos (RU) com o objetivo de contribuir para o cumprimento dos objetivos e metas que estão definidos no PERSU 2020 (Plano Estratégico Resíduos Sólidos urbanos), reformulando a estação de triagem de Lustosa e também de Penafiel.

No caso de Lustosa a intervenção envolveu a demolição completa das antigas instalações, enquanto em Penafiel a intervenção prevista serviu para adaptar a instalação às novas necessidades de triagem do papel-cartão.

Share This: