Personalidades, instituições e profissionais que lutaram contra a Covid-19 homenageados

Publicado em Publicado por: O Paredense

A câmara municipal de Paredes voltou a distinguir, no âmbito da sessão comemorativa do feriado municipal, assinalado no passado dia 20 de julho, um conjunto de personalidades e instituições do concelho, numa cerimónia marcada pelas medidas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.

Entre os homenageados esteve D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, que foi pároco em Paredes durante 25 anos, o ciclista paredense António Sousa, que conquistou 21 títulos de campeão nacional e várias medalhas internacionais e a título póstumo o maestro Vergílio Pereira, filho de um dos fundadores da Banda Musical de Vilela, que este ano completa 160 anos de existência.

A autarquia decidiu ainda homenagear profissionais que se destacaram na luta contra a pandemia da Covid-19, nomeadamente a Delegada de Saúde, a GNR de Lordelo e de Paredes, e assistentes operacionais de várias instituições sociais de apoio a idosos e também um restaurante, um comerciante, um feirante e um carteiro.

No seu discurso, o presidente da câmara lembrou a chegada do comboio a Paredes, em 1875, que significou a abertura do concelho ao país e à Europa e espalhou placas em vários pontos das linhas com as “célebres” palavras “Pare, escute e olhe”.

“O feriado municipal é uma excelente oportunidade para também nós pararmos, escutarmos e vermos o que fomos, o que somos e o que queremos ser como concelho. Parar para louvar e agradecer aos que entre nós se distinguiram ao longo do ano. Parar para refletir sobre humildade sobre o futuro do nosso concelho”, frisou Alexandre Almeida.

A notícia completa na edição de 23 de julho de 2020 ou na edição online.

Share This: