Maria Sousa: “Londres é a cidade certa para continuar a minha profissionalização”

Publicado em Publicado por: O Paredense
Maria Sousa está em Londres a fazer audições para algumas das mais conceituadas companhias de ballet do mundo.

Maria Sousa está em Londres a fazer audições para algumas das mais conceituadas companhias de ballet do mundo.

Maria Sousa é uma jovem bailarina portuguesa que dança nos palcos internacionais. Tem 20 anos, nasceu em Castelões de Cepeda, Paredes e foi viver para Londres quando tinha 15 anos. É apenas uma das muitas jovens para quem a emigração nunca foi uma inevitabilidade, mas antes um sonho. Aos 12 anos, Maria Sousa decidiu que queria fazer carreira profissional no ballet. Depois de ter finalizado todos os exames da Royal Academy Of Dance, no Conservatório de Dança do Vale de Sousa, concorreu a várias escolas profissionais fora de Portugal, incentivada pelos seus professores.

Depois de terminar a licenciatura na Central School of Dance na Universidade de Kent, Inglaterra, recebeu uma proposta para fazer um estágio na Hungria, na Budapest Dance Theatre. Em 2016, integrou a companhia de dança e teatro e diversos espetáculos como o Quebra-Nozes e o Lago dos Cisnes.

Agora, regressou a Londres, onde tem participado em várias audições para conceituadas companhias de dança.

Embora já tenham começado a surgir em Portugal mais oportunidades nesta área artística, Maria Sousa acredita que só voltará quando já tiver feito tudo o que tinha para fazer. “Quero muito passar os meus conhecimentos e experiências aos que nunca tiveram a oportunidade de ir lá para fora. Esse sempre foi o meu objetivo”, explica a jovem, admitindo que as experiências no estrangeiro enriqueceram o seu currículo profissional.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 14 de dezembro de 2017 ou subscreva a edição online.

Share This: